fbpx
Início > Lula: “Estamos terminando um ano excepcional”

Lula: “Estamos terminando um ano excepcional”


O presidente afirmou que o Brasil chega a 2024 com o desemprego caindo, os salários aumentando e o preço dos alimentos caindo


Lula: “Estamos terminando um ano excepcional” | Foto: Divulgação/Presidência da República

Na última semana, o presidente  Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ao encerrar0 o primeiro ano de seu terceiro mandato como Presidente do Brasi, que não poderia ser melhor desde que conseguiu tudo o que havia planejado, e ele foi considerado ainda mais otimista para 2024.

“Estamos terminando o ano excepcionalmente. Não poderia haver analista político que, há um ano, pudesse imaginar que terminaríamos 2023 com a situação tão promissora quanto a que estamos “, disse Lula durante a sua transmissão semanal nas redes sociais.

Lula acrescentou que o Brasil termina o ano com o desemprego caindo. Os salários aumentam, o preço dos alimentos cai. O país está sendo respeitado novamente no mundo e a população mais alegre e com mais esperança.

Crescimento econômico

Segundo as projeções mais recentes, o Brasil terminará 2023 com crescimento econômico de cerca de 3,0%, bem acima dos 0,6% inicialmente esperados. A taxa de desemprego (7,6%) em seu nível mais baixo desde fevereiro de 2015. Inflação (4,5%) em seu nível mais baixo nos últimos três anos, e com exportações recordes, empregos e produção agrícola.

De acordo com Lula, essa situação é “algo muito agradável para aqueles que herdaram o Brasil que eu herdei, destruí, de uma pessoa negacionista (referindo-se ao ex-presidente Jair Bolsonaro) que ele não acreditava em nada e que não fez nada de bom ”.

Ele acrescentou que agradece a Deus pelo que conseguiu este ano, embora também tenha dito que tinha muito mérito em seu governo. “Acho que o governo está indo muito bem. Todos os ministros são muito dedicados e O trabalho de Haddad (o ministro das Finanças, Fernando Haddad) foi extraordinário”, disse.

Reformas

Ele disse que o ministro da Fazenda de seu Governo, Fernando Haddad, conseguiu convencer o Congresso a aprovar as reformas econômicas de que o Brasil precisa, incluindo a reforma tributária. Algo inédito porque o país passou quase três décadas tentando modernizar e simplificar seu regime tributário.

“Não resolvemos tudo, mas acho que demos um passo gigantesco para que o Brasil se tornasse novamente um país civilizado, com crescimento econômico, com distribuição de riqueza e com melhoria na qualidade de vida da população. Então, estou feliz: algo melhor não poderia ter acontecido por mim do que o que aconteceu este ano com meu governo ”, completou.