Empreendimento na BR-101-ES contou com mais de R$ 500 milhões em investimentos e será fundamental para desviar o tráfego pesado de veículos do trecho urbano
Durante a solenidade de entrega da obra do Contorno do Mestre Álvaro, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ressaltou a parceria entre os poderes Executivo e Legislativo, com o aporte de recursos para que as obras não parassem. “O Brasil saiu de um período de falta de investimentos para retomada das obras de infraestrutura de transportes. É um momento de geração de emprego, de renda, de riqueza, em que a população jamais terá que esperar décadas para ver funcionar uma das artérias de transportes mais importantes, como essa de Serra”, afirmou.
“Essa é uma obra que somou os esforços dos recursos da bancada federal do Espírito Santo, com os recursos da PEC da Transição, o que garantiu que levássemos esse empreendimento adiante. Agora, o fluxo pesado dos veículos de carga sairá de Serra e passará pelo Contorno do Mestre Álvaro, deixando a BR-101 liberada para quem mora, estuda e trabalha na cidade”, reforçou o senador Renan Filho (MDB-AL), ministro licenciado dos Transportes.
Obra esperada há décadas
Mais que uma conquista logística, a conclusão do Contorno do Mestre Álvaro representa também um marco para o desenvolvimento e a qualidade de vida dos moradores da Grande Vitória, no Espírito Santo. Entregue nesta sexta-feira (15) pelo Governo Federal, a obra era esperada há décadas pela população capixaba e facilitará o transporte de cargas e passageiros, reduzindo congestionamentos e riscos de ocorrências graves de trânsito na região metropolitana da capital. Cerca de 2 milhões de pessoas serão beneficiadas com o empreendimento, construído com investimento federal de R$ 500,9 milhões.
Com a estrutura, os veículos pesados que fazem o transporte de mercadorias pela BR-101/ES passarão a circular por um corredor logístico greenfield de pista dupla, sem passar pela área urbana do município de Serra (ES). A medida reduzirá o tráfego em até 35% na região, o que contribui significativamente para a diminuição de acidentes. A rota é estratégica para o escoamento de cargas que chegam do interior com destino ao Porto de Vitória. O contorno também encurtará a distância entre Serra e Cariacica (ES) em 15 quilômetros.
Marco histórico
A liberação do contorno para o tráfego impactará diretamente a rotina do caminhoneiro Elenilton Santos dos Anjos, que transita frequentemente pela BR-101/ES. Ele estima que as quase duas horas e meia que levava para atravessar o trecho de Serra a Cariacica serão reduzidas a 40 minutos. “É um trânsito muito grande, que agora deve diminuir, e dará muita agilidade para todos. A obra é uma marco para reduzir esse trânsito, diminuir os acidentes e dar mais tempo para aproveitarmos com outras coisas”, planejou.
Aos 74 anos, a capixaba Ana Maria Pimentel Franco Alves reside em Serra, às margens da BR-101/ES, e definiu a conclusão do empreendimento como “sonho antigo” da população local. Para ela, o maior incômodo, além do fluxo intenso de veículos da rodovia federal, é a poluição sonora e do ar. “Sem dúvidas, vai melhorar para todos, porque os caminhões que vão para o Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais não vão passar aqui por dentro, o que é um grande avanço”, avaliou. “Temos um governo engajado com as causas sociais e preocupado com a população, por isso hoje podemos celebrar que essa obra está concluída”, concluiu.
Também participaram do evento de liberação da estrutura o ministro interino dos Transportes, George Santoro; o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande; o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabricio Galvão; o superintendente regional do DNIT no Espírito Santo, Romeu Scheibe Neto; o prefeito de Serra (ES), Sérgio Vidigal (PDT); e parlamentares da representação federal do estado.
Inovação
Com extensão total de 19,7 quilômetros, a estrutura tem início no quilômetro 249 da BR-101/ES, próximo ao bairro Jacuhy, no Contorno de Vitória, e segue até o quilômetro 279, chegando ao bairro Chapada Grande. A construção se destaca pela inovação e complexidade: 2,3 quilômetros da extensão total consistem em vias elevadas construídas sobre áreas de solo mole. A instabilidade do solo desafiou a engenharia, o que pode ser observado pelos números:
- 5 mil estacas, com profundidade de até 50 metros, foram utilizadas no trecho;
- 160 mil metros cúbicos de concreto foram usados para a fabricação dos pilares;
- mais de 40 mil elementos estruturais pré-moldados de concreto foram fabricados e montados para a construção.
Alinhado às diretrizes do Governo Federal, o projeto considerou também os impactos ambientais e, assim, foram construídas 40 passagens subterrâneas de fauna, garantindo a preservação das espécies nativas do entorno da rodovia.
Novo PAC
Com cerca de R$ 5,6 bilhões previstos para os próximos anos, o Novo PAC permitiu a liberação do Contorno de Mestre Álvaro, uma das principais obras do programa para o Espírito Santo. Nas intervenções elencadas pelo Governo Federal como prioridade no estado, são R$ 3,6 bilhões para rodovias e R$ 2 bilhões para ferrovias. Entre os projetos previstos estão:
- Construção da BR-259/ES (acesso Guandu) e da BR-447/ES (acesso Capuaba)
- Projeto de construção do Contorno de Cachoeiro do Itapemirim, na BR-482/ES
- Duplicação da BR-259/ES, entre João Neiva, Colatina e Aimorés
- Projeto de duplicação da BR-262/ES
- Estudo de novas concessões da EF-118 – Rio-Vitória