fbpx
Início > “Lula precisa encontrar uma unidade maior para governar”, diz Renato Casagrande

“Lula precisa encontrar uma unidade maior para governar”, diz Renato Casagrande


Governador do Espírito Santo discute desafios políticos do governo federal em entrevista. Assista na TV 247


Renato Casagrande | Foto: Hélio Filho/Secom

Reprodução do portal Brasil 247

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande abordou, em entrevista à TV 247, diversos desafios enfrentados pelo governo do presidente Lula. Ele destacou a necessidade de ‘maior unidade’ do governo do presidente Lula com o Congresso Nacional, e discutiu a complexidade atual de governar no Brasil.

“O presidente Lula precisa encontrar uma unidade maior em seu governo”, afirmou Casagrande. Ele observou que “governar hoje é mais complexo do que no passado” e ressaltou as dificuldades impostas por um Congresso Nacional de maioria conservadora.


“O Congresso é muito conservador e avançou muito acintosamente sobre o orçamento”, afirmou.


Na entrevista, Casagrande também reconheceu os esforços do presidente Lula na melhoria das relações federativas: “O presidente Lula melhorou muito a relação federativa”. Ele enfatizou o papel dos estados na busca do equilíbrio fiscal, destacando a importância da colaboração com o governo federal.

“O papel dos estados na busca do equilíbrio fiscal é colaborar com o governo federal para atingir as metas. Não é só papel do presidente, mas de cada unidade da federação, cumprindo os acordos de pagamentos das dívidas estaduais”, disse.

Ao comentar a atual situação econômica e política do ES, Casagrande mencionou dados mostrando uma robusta recuperação econômica: “Sinto recuperação da economia no Espírito Santo, onde as contas fiscais estão em dia com nota A desde 2012, o que nos possibilita agora investir 20% do orçamento em infraestrutura, quando a média do Brasil é 7%”. Ele também destacou o baixo índice de desemprego no estado, que é de 5,7%, e o desempenho positivo nos índices educacionais.

Por fim, Casagrande sublinhou a necessidade de o governo federal e os setores progressistas estabelecerem diálogos com diversos setores da sociedade para superar a polarização política: “Os governos de Lula e progressistas precisam estabelecer pontes com o agronegócio, os evangélicos e setores conservadores para superar a polarização política”. Assista na TV 247: