fbpx
Início > Lula, que já está em Washington, se avista com Biden no final da tarde desta sexta-feira (10)

Lula, que já está em Washington, se avista com Biden no final da tarde desta sexta-feira (10)

Lula desembarca na Base Aérea de Andrews, em Washington, acompanhado da primeira dama, Janja da Silva | Foto: Ricardo Stuckert

O presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acompanhado da primeira-dama Janja Lula da Silva e da comitiva presidencial, chegaram no final da tarde desta última quinta-feira (9) a Washington na primeira viagem do chefe de Estado do Brasil aos Estados Unidos. O avião presidencial, com prefixo FAB2902, pousou na Base Aérea Camp Springs Andrews às 17h20 (horário de Brasília).  Lula vai se encontrar com o presidente dos EUA, Joe Biden, às 17h30 (horário de Brasília) em um encontro previsto para durar 20 minutos.

A viagem marca a retomada das relações entre os dois países, que em 2024 vão completar 200 anos de diplomacia. Lula está empenhado em recolocar o Brasil no cenário internacional, após o isolamento imposto ao país pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Segundo nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores, “O encontro oferecerá oportunidade para dar impulso renovado às relações entre o Brasil e os Estados Unidos, tendo por base a defesa das instituições democráticas, o combate ao discurso de ódio e à desinformação, a promoção dos direitos humanos e o combate à mudança do clima. Também estarão na pauta os temas de comércio e investimentos, inclusive integração das cadeias produtivas, transição energética, redução da fome e da pobreza e segurança alimentar. Ambos os líderes conversarão, igualmente, sobre as principais questões da agenda internacional, como paz e segurança e G-20.

Analistas internacionais garantem que é provável que as conversas entre Lula e Biden também debatam a guerra na Ucrânia e nas tensões entre EUA e China. Em ambos os casos, o Brasil não ficou do lado do Ocidente, mas adotou uma posição de neutralidade. Em recente encontro com o chanceler alemão, Olaf Scholz, que após pedir o fornecimento de munição para os tanques Leopard 1 à Ucrânia, ouviu uma negativa de Lula. O presidente brasileiro disse a Scholz que o Brasil é “um país de paz” e que travou sua última guerra em 1865, contra o Paraguai.

Outros encontros em Washington

Antes do encontro com Biden, Lula também deve se encontrar às 12h30 (horário de Brasília),às 13h15 com o senador democrata Bernie Sanders,  às 13h1’5 com deputados e deputadas do partido Democrata, na Blair House e, às 14 horas, com representantes da Federação Americana de Trabalho e Congresso de Organizações Industriais (AFL-CIO). O retorno ao Brasil está programado para ocorrer neste sábado (11), às 12h30 (horário de Brasília).