fbpx
Início > Lula receberá premiação na França nesta próxima quarta e se avistará com prefeita de Paris

Lula receberá premiação na França nesta próxima quarta e se avistará com prefeita de Paris

No último sábado (13) Lula teve longo encontro com o futuro chanceler alemão Olaf Scholz | Foto: Ricardo Stuckert

Nesta próxima quarta-feira (17), o ex-presidente Lula receberá o prêmio Coragem Política 2021, concedido pela revista Politique Internationale por sua gestão “marcada pelo desejo de promover a igualdade”, na Presidência da República. Ainda em Paris, Lula se reunirá com a prefeita Anne Hidalgo. Em seguida, na Espanha, o ex-presidente participará de uma conferência e se reunirá com lideranças políticas. São quatro países que o ex-presidente cumprirá agenda: Alemanha, Bélgica, França e Espanha.

A pauta é de diálogos sobre o cenário mundial e da América Latina no momento atual. Lula já se avistou com na capital da Alemanha, em Berlim, Lula se reunirá com Martin Schulz, ex-líder do Partido Socialdemocrata (SPD) da Alemanha e ex-presidente do Parlamento Europeu.  Na Bélgica, o ex-presidente participará de um debate no Parlamento Europeu e terá reuniões com os líderes socialdemocratas.

No último sábado (13), Lula teve um encontro de mais de uma hora com o vencedor das recentes eleições e futuro chanceler da Alemanha, Olaf Scholz. O futuro chanceler alemão foi notícia no recente encontro do G-20, quando o presidente de extrema-direita do Brasil, Jair Bolsonaro (sem partido) ignorou a presença de Scholz.e, em troca, o futuro chefe de governo da Alemanha virou as costas para Bolsonaro e puxou conversa com outros líderes mundiais, como Narendra Modi, Boris Johnson e Justin Trudeau.

No domingo (14), Lula desembarcou na Bélgica, onde foi recebido por brasileiros que residem naquele país. Nesta segunda-feira (15), o ex-presidente comparece ao Parlamento europeu para manter conversações em defesa do povo brasileiro. “Já em Bruxelas sendo recebido com muito carinho pela comunidade brasileira na Bélgica. Amanhã estaremos no Parlamento Europeu para um dia intenso de muito trabalho e diálogo em defesa do povo brasileiro”, escreveu Lula nas redes sociais.

Em seguida Lula se dirige à França, onde participará de uma conferência sobre o Brasil no Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences Po). A conferência acontece dez anos depois de Lula ter sido o primeiro líder latino-americano a receber o título de Doutor Honoris Causa da instituição, uma das mais respeitadas do mundo. Na capital francesa ainda receberá homenagens e um encontro com a prefeita de Paris, para em seguida ir para a Espanha onde participa de uma conferência e encontros com lideranças políticas espanholas.