O líder sindicalista capixaba, antirracista e defensor pelos direitos humanos no Espírito Santo, Luiz Inácio Silva Rocha, o Lula Rocha, falecido em 2021, aos 36 anos,. receberá in memoriam,nesta quarta-feira (4), o Prêmio Dom Luís Gonzaga Fernandes. O evento será realizado no Salão São Tiago, às 17h30, no Palácio Anchieta, no Centro Histórico de Vitória (ES).
O evento é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH). O Prêmio é concedido anualmente a pessoas ou instituições por suas ações ou ideias que contribuam ou tenham contribuído de forma relevante para a construção de uma nova realidade social.
Quem foi Lula Rocha
“O racismo estrutural faz com que os negros estejam no risco iminente de morte. Que bom que existem esses mecanismos para minimizar esse número de óbitos, mas também é preciso haver políticas públicas de combate à desigualdade, de garantia de direitos para que os negros não tenham necessidade de acessar esse mecanismo”, disse Lula Roicha em uma entrevista ao Século Diário.
Lula era assim. Incansável na luta antirracista, até o seu falecimento, em 2021, aos 36 anos. Entre as organizações que atuou, Lula foi coordenador-geral do Centro de Apoio aos Direitos Humanos e do Círculo Palmarino, e também coordenador do Fórum da Juventude Negra do Espírito Santo, entre outras. Na educação, coordenou a Rede de Cursinhos AfirmAção, que luta pela democratização do Ensino Superior.
Cultura e Samba. Além de atuar na frente política, Lula Rocha também foi uma figura importante no Carnaval de Vitória, sendo um dos fundadores do Bloco Afro Kizomba. Foi também ritmista da Escola de Samba Piedade, bem como integrou a bateria da Pega no Samba.
Os outros homenageados
Serão homenageados nesta edição, além de Luiz Inácio Silva Rocha conhecido como Lula Rocha (in memoriam), as seguintes pessoas e instituições: Juan Oscar Gatica (in memoriam); Deusdedet Alle Son (in memoriam); Ednéia Cabral da Silva (Mãe Néia); Projeto Jovens Guarani (Núcleo Audiovisual Indígena Reikwaapa); Instituto Lagoa Encantada (antigo Fórum DESEA); e Projeto Pegada.
O Prêmio Dom Luís Gonzaga Fernandes foi instituído pela Lei Estadual nº 7.844, de 25 de agosto de 2004, e se tornou uma forma de reconhecer quem luta pela justiça social, pelo respeito aos direitos humanos e pelo cuidado com o meio ambiente.
Dom Luís Gonzaga Fernandes foi bispo auxiliar de Vitória e membro da Comissão Teológica e Litúrgica da CNBB, membro do Departamento de Leigos, membro da Comissão Nacional Ampliada das Comunidades Eclesiais de Base e bispo de Campina Grande. Falecido em abril de 2003, Dom Luís trabalhou em defesa dos menos favorecidos, despertando a consciência para a justiça, a solidariedade e a redução das desigualdades sociais.
Serviço:
Entrega do Prêmio Dom Luís Gonzaga Fernandes
Dia: 04/10 (quarta-feira)
Horário: 17h30
Local: Salão São Tiago – Palácio Anchieta – Praça João Clímaco, s/n – Centro Histórico de Vitória