A preparação integra a programação da Festa do Pescador e a expectativa é superar o recorde registrado no Guinness Book, em 2018
Preparar a maior moqueca do mundo é a meta da comunidade do município de Conceição da Barra, localizado na região turística Verde e das Águas, neste sábado (2). O objetivo é superar o recorde registrado no Guinness Book em 2018. A preparação da receita tradicional capixaba integra a programação da Festa do Pescador, em homenagem a São Pedro.
O evento está inserido nas festividades que se iniciaram na última quarta-feira (29) e prosseguem até este próximo domingo (3). Para esta sexta-feira, a programação prevê a partir das 18 horas a realização, na Praça São Pedro e na Praça Maristela de Almeida Serra, que os organizadores apelidaram de Praça da Moqueca. Às 20 horas um show com a Banda Forró Raiz, às 22 horas show com Dan Rocha e a meia-noite apresentação de Claudinho dos Teclados.
Neste sábado a programação é mais extensa, dividida entre as duas praças. Na Praça da Moqueca terá a abertura às 7h30, com o início da preparação da maior moqueca do mundo e às 10h show com Paulinho Soares. A previsão para servir a moqueca é a partir das 11h30 e ao meio-dia, no momento da moqueca, haverá show com Agilus. E neste sábado a Praça São Pedro terá abertura das festividades às 17 horas, com concurso de quadrilhas das escolas, às 20h show com Blac Fox. Às 22 horas show com Altair e Alexandre e à meia-noite o show Forró Fogumano.
No domingo, a programação será na Praça São Pedro e se inicia às 14 horas com o Louvor aos Pescadores, na Igreja Batista Reino. Às 16 horas haverá a Tarde de Lazer, com brincadeiras recreativas e às 18 horas será divulgado o resultado do concurso de quadrilhas. Às 18h30 vai ocorrer o Festival de Forró, às 21 horas o show Banda Musical Chamego e à meia-noite o encerramento.
Ingredientes da moqueca gigante
Serão utilizados 600 quilos de peixe e a moqueca será preparada em uma panela confeccionada no Galpão das Paneleiras de Vitória, feita especialmente para este evento. “A moqueca capixaba é motivo de orgulho para nosso povo e essa tradicional festividade valoriza nossos pescadores e tradições, mobilizando a comunidade do município e atraindo para a cidade e região um grande número de turistas. Isso movimenta a economia, gerando emprego e renda”, afirma o secretário de Estado de Turismo, Fernando Rocha.
A previsão é de que a Moqueca preparada neste sábado sirva 2.500 porções, acompanhada de arroz e pirão. A arrecadação será doada para a Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Os ingredientes serão adquiridos dos pescadores locais e os demais ingredientes, em sua maioria, de agricultores familiares da cidade.
Confira a receita:
600Kg de peixe
120 kg de cebola
200kg de tomate
15 kg de alho
15 litros de azeite
80 maços de coentro
60 maços de cebolinha
20 kg de limão
10kg de sal
Além de 50 kg de farinha e 120 kg de arroz.
O preparo do prato será na Praça Maristela de Almeida Serra, no Cais da Barra, terá início às 7h30 da manhã e será servida a partir de 11h30.