fbpx
Início > Maioria da população brasileira apoia o impeachment de Bolsonaro, segundo Datafolha

Maioria da população brasileira apoia o impeachment de Bolsonaro, segundo Datafolha

Em outra pesquisa do Datafolha, também em divulgada neste sábado (10), a maioria da população (55%) afirma que, além do Fora Bolsonaro, afirma que o atual presidente não é confiável e que não acredita em nada do que ele diz. No entanto, no Espírito Santo ainda há políticos profissionais que continuam apoiando o presidente incondicionalmente

A maioria da população brasileira quer o presidente Bolsonaro fora do governo, segundo pesquisa do Datafolha

Segundo Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (10/07) aponta que, pela primeira vez, mais da metade da população brasileira defende a abertura de um processo de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro. Entre as 2.074 pessoas entrevistadas, 54% dizem apoiar a abertura do processo de impeachment pela Câmara dos Deputados. Essa é a maior taxa a favor registrada desde que o instituto começou a fazer a pergunta sobre o tema, em abril de 2020. 42% se mostram contrários ao processo.

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, que divulgou as informações, a pesquisa foi realizada nas últimas quarta (7) e quinta-feiras (8) de forma presencial com maiores de 16 anos, em todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Na análise da pesquisa o Datafolha garantiu que Bolsonaro está com a pior avaliação da sua gestão e teria hoje baixa possibilidade de reeleição, que segundo o que aponta as pesquisas do instituto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o franco favorito para se eleger presidente da República no ano que vem.

A pesquisa reflete o agravamento da crise política que acompanha a tragédia sanitária decorrente da pandemia da Covid-19, que fez mais de 530 mil vítimas até o momento. A imagem do governo diante da população se deteriorou com as investigações da CPI da Pandemia e o envolvimento direto do presidente Bolsonaro com a corrupção generalizada em seu governo. As denúncias se abolumaram a partir do envolvimento do líder de Bolsonaro na Câmara, o deputado Ricardo Barros (PP-PR), com negociações obscuras de vacinas, como a indiana Covaxin.

Já a pesquisa que apurou o nível de confiança no presidente Bolsonaro, a Datafolha apurou que 55% da população brasileira declarou que ele não é confiável e que apenas 15% continuam acreditando no que ele fala. A série sobre o nível de confiança conta com um banco de dados com 11 pesquisas e desde o início o descrédito do presidente diante da população só vem aumentando.

Apesar da maioria da população não querer mais Bolsonaro na presidência, ainda há políticos que o idolatram

Bolsonarista capixaba insiste no apoio

Apesar de ser do mesmo partido do presidente da CPI da Pandemia, senador Omar Azis (PSD-AM), o deputado federal Neucimar Fraga (PSD-ES) se orgulha em dizer que é bolsonarista e defensor do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). As recentes denúncias de corrupção de Bolsonaro ou de dizer que está “cagando” para a CPI da Pandemia, além do seu histórico de ofensas à imprensa, ao Supremo Tribunal Federa (STF) não abalou as convicções do deputado federal Neucimar Fraga, que tem sua base eleitoral em Vila Velha (ES).

O deputado federal capixaba usa a sua conta no Facebook: para tecer elogios ao presidente que está com seu apoio em declínio junto à população brasileira. Em recente postagem sob o título “As máscaras da corrupção”, ao invés de criticar o presidente por ser alvo de inúmeras denúncias de corrupção, Neucimar escreveu: “Entendam de uma vez por todas: Jair Messias Bolsonaro não foi eleito para usar máscara, mas pra desmascarar um sistema corrupto. Eu acredito no presidente. #EuConfionoPresidente”.