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Mais uma vez Vitória (ES) não receberá navios de passageiros na próxima temporada de Verão


O turismo da Capital do Espírito Santo entrou em declínio na atual gestão do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos). O Cais do Hidroavião, em Santo Antônio, que poderia ser aproveitado como ponto turístico, está abandonado e entrando em estado de ruína


Com a falta de interesse da PMV em negociar vinda de cruzeiros marítimos, o comercio e prestadores de serviço local deixam de faturar mais de R$ 100 milhões na temporada de Verão | Fotos: Arquivo Grafitti News

Mais uma vez Vitória (ES) perdeu a oportunidade de negociar a vinda de navios de passageiros para o Verão 2022/2023. Apenas na temporada do Verão de 2011/2012, na gestão do ex-prefeito João coser (PT) atracou 39 navios de passageiros no Porto de Vitória, sendo 12 da Ibero Cruzeiros e 27 arrendados pela operadora de turismo CVC. Desembarcaram 39 mil turistas, sendo alguns milhares de transatlânticos estrangeiros. Para conseguir a vinda dos cruzeiros é preciso marcar presença na Seatrade Cruise Global 2022, um encontro entre todas as empresas armadoras proprietárias de transatlânticos de passageiros e os governos.

A gestão do ex-prefeito Coser participava desse encontro através da utilização do estande da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) e havia suporte através de negociações feitas previamente com grandes empresas de turismo receptivo do Brasil. Mas, nada disso é feito. O turismo proveniente dos navios de passageiros contribuía para a geração de renda e de emprego, além de ajudar na comercialização de artesanato local. .O Sea Trade ocorreu entre os últimos dias 25 e 28 de abril,  no Miami Beach Convention Center, em Miami (EUA).

O próximo encontro já está agendado para os dias 1º a 4 de maio de 2023. O setor está animado com a arrefecida da pandemia do Covid. São de executivos de cruzeiros, tomadores de decisão, líderes de opinião, fornecedores e destinos de 110 países que se reúnem e decidem onde os navios de passageiros vão atuar na próxima temporada.

Os taxistas formam um grupo de perdedores com a falta de iniciativa da Prefeitura de Vitória | Foto: Arquivo/Grafitti News

Comércio e prestadores de serviço perderam receita de R$ 100,08 milhões

Com média de gasto diária por cada turista em US$ 100 (R$ 514,06) a Prefeitura de Vitória (PMV) estimou naquela ocasião uma receita com o turismo de navios em US$ 19,5 milhões (R$ 100.087.650,00 atuais). O dinheiro foi gasto pelos turistas com transporte de vans, táxis, compras no comercio local, como bares e restaurantes, entre outros estabelecimentos. E o gasto que a PMV teve com o envio de uma técnica especializada em turismo à Miami retornou de forma multiplicada em receita tributária. Ainda houve a venda de cabines nessa temporada no total de US% 79,9 milhões (R$ 408.367.650,00).

Há mais de 10 anos atrás, Vitória marcava presença no estande da Embratur, juntamente com outras cidades brasileiras portuárias, que também recebem cruzeiros marítimos. Na 25ª Seatrade Cruise 2010 participaram cidades portuárias de todos os continentes, como Europa, Caribe, Antilhas e as Américas, além da Ásia e ilhas do Oceano Pacífico. Todas os armadores estiveram presentes. “É nessas negociações que se consegue atrair os cruzeiros”, disse naquela ocasião o então diretor de Turismo e Concessões da antiga Companhia de Desenvolvimento de Vitória (atual CDTIV), Anderson Fioreti.

ESCALA DE CRUZEIROS NA TEMPORADA 2010/2011

NavioData chegadaAtracaParte
CVC Horizon12 DEZ 20109h19h
CVC Horizon18 DEZ 20109h19h
CVC Horizon24 DEZ 20109h19h
Grand Holiday24 DEZ 201010h18h
CVC Zenith29 DEZ 20109h20h
CVC Horizon30 DEZ 20109h19h
Grand Holiday31 DEZ 201010h18h
CVC Horizon5 JAN 20119h19h
Grand Holiday07 JAN 201110h18h
CVC Horizon11 JAN 20119h19h
CVC Imperatriz12 JAN 20119h21h
Grand Holiday14 JAN 201110h18h
CVC Horizon17 JAN 20119h19h
Grand Holiday21 JAN 201110h18h
CVC Horizon23 JAN 20119h19h
CVC Imperatriz26 JAN 20119h21h
Grand Holiday28 JAN 201110h18h
CVC Horizon29 JAN 20119h19h
Grand Holiday4 FEV 201110h18h
CVC Horizon4 FEV 20119h19h
CVC Imperatriz9 FEV 20119h21h
CVC Horizon10 FEV 20119h19h
Grand Holiday11 FEVE 201110h18h
CVC Horizon16 FEV 20119h19h
Grand Holiday18 FEV 201110h18h
CVC Horizon22 FEV 20119h19h
CVC Imperatriz23 FEV 20119h21h
Grand Holiday25 FEV 201110h18h
CVC Horizon28 FEV 20119h19h
Grand Holiday04 MAR 201110h18h
CVC Horizon6 MAR 20119h19h
CVC Imperatriz9 MAR 20119h21h
CVC BLUE DE FRANCE10 MAR 20118h16h
Grand Holiday11 MAR 201110h18h
CVC BLUE DE FRANCE22 MAR 201111h20h
CVC BLUE DE FRANCE26 MAR 201111h20h
CVC BLUE DE FRANCE30 MAR 201111h20h
CVC BLUE DE FRANCE3 ABR 201111h20h
CVC BLUE DE FRANCE17 MAI201112h22h

Fonte: Ibero Cruzeiros/Intercontinental Turismo e

CVC Cruzeiros Temporada 2010/2011

Filme histórico do governo Getúlio Vargas narra a relevância do Cais do Hidroavião, hoje abandonado pela PMV | Filme: Arquivo

Cais do Hidroavião está abandonado pela PMV

O Cais do Hidroavião, no início do Bairro Santo Antonio, em Vitória (ES) teve as obras concluídas em 1939 e foi o primeiro aeroporto da capital capixaba. No livro escrito pelo jornalista Álvaro José Silva, intitulado “Patrulha da Madrugada: a história da aviação no ES”, ele narra que além da estrutura do Cais do Hidroavião, havia ainda um flutuante instalado ao final do píer e que avançava pela Baía de Vitória. Mas, o que restou não tem cuidado pela PMV, que recebeu a edificação da Secretaria do Patrimônio da União (SPU).

Naquele espaço havia um restaurante e um posto de combustível para o abastecimento das aeronaves, muitas delas de rotas internacionais que faziam ligação ente Nova York e o Rio de Janeiro. Os hidroviões demoravam três dias nessa rota, já que precisavam fazer escalas frequentes para o reabastecimento e Vitória era uma dessas cidades. “Era muito movimentado para a época, com voos do Norte e Nordeste que faziam escala de reabastecimento. O último pouso do comandante Severiano Primo, que foi o primeiro comandante brasileiro de aviação comercial, foi feito lá. Ele seguiu depois para o Rio de Janeiro e sofreu um acidente na aproximação, quando ocorreu uma batida contra o morro. Todos morreram”, conta trecho do livro.

Cais do Hidroavião na década dos anos 1940 | Foto: Acervo pessoal do jornalista Álvaro José Silva

Ator que interpretou Zorro esteve no Cais do Hidroavião

Muitas personalidades brasileiras e do exterior ficaram pelo menos algumas horas no Cais do Hidroavião, narra o livro. Desde o ex-presidente Getúlio Vargas até o ator de americano Tyrone Power (que entre dezenas de filmes de sucesso da época, fez o papel de Don Diego Vega, o Zorro, no filme A Marca do Zorro. Power vinha de Nova York com destino ao Rio de Janeiro. Os aviões deslizavam sobre a água da Baía até atracar no Cais. A operação funcionou até 1948, já com o Aeroporto de Goiabeiras recém construído. O custo para operar o hidroavião era mais caro do que o avião com trem de pouso.

Até á primeira década deste Século XXI a administração municipal zelava pela preservação desse patrimônio histórico, com a concessão de permissionários para a instalação de restaurante. Além de manter a estrutura da passarela de desembarque em perfeito estado de uso. Com isso, havia uma escuna que fazia o transporte turístico, entre o Centro Histórico de Vitória e os restaurantes da Ilha das Caieiras, com parada obrigatória no Cais do Hidroavião.

Mas, a gestão do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos), optou em deixar esse patrimônio histórico ao abandono e relegado à própria sorte. A destruição é a atual marca do Cais do Hidroavião. O local se transformou em abrigo de moradores de rua, com paredes queimas devido aos fogões improvisados e muito lixo. Os vidros estão quebrados e n ada lembra ao passado glorioso do local. A ferrugem predomina nas ferragens expostas e o risco de desmoronamento de parte da edificação é real. O Cais fica localizado logo após ao Sambão do Povo, no sentido de quem vai do Centro para Santo Antônio.