A exemplo de mais de 400 cidades no Brasil e no mundo, a manifestação Fora Bolsonaro 24J foi realizada com sucesso em Vitória, neste sábado (24). Os participantes da passeata reunidos na praça de Jucutuquara, e os que participaram da carreata estacionados na Avenida Paulino Müller, no mesmo bairro, saíram às 14 horas em direção à Praça do Papa. Os manifestantes pedindo impeachment percorreu as avenidas Vitória e Beira-Mar, quando chegaram às 16h40.
Houve preocupação sem seguir as regras indicadas pela ciência e pela OMS, com todos usando máscaras de proteção, álcool em gel e distanciamento social. Não houve registro de incidentes. A Guarda Municipal e a PM deram proteção aos manifestantes. A passeata e carreata contou com um carro de som. Os manifestantes utilizaram faixas e placas para protestar com o presidente Jair Bolsonaro, além de os carros terem sido decorados com palavras de ordem.
Além de exigir o impeachment, o protesto contém outras reivindicações: a) Luta contra as privatizações; b) Luta contra a reforma Administrativa; c) Reforma Tributária Justa Solidária e Sustentável; d) Por salário, emprego, trabalho decente e renda; e) Contra a inflação, carestia e a fome; f) Vacina para todos; g) Auxílio emergencial de R$ 600; e) Defesa da agricultura familiar e luta por segurança e soberania alimentar.
Queima de estátua em SP
Em um ato isolado da manifestação, em Santo Amaro, na Zona Sul de São Paulo, cerca de 20 pessoas atearam fogo em pneus na base da estátua do bandeirante paulista Manuel de Borba Gato (1628-1718), no inicio da tarde deste sábado (24). O monumento tem 10 metros de altura e pesa 20 toneladas. De acordo com a Polícia Militar, o monumento foi danificado e que ninguém foi detido. Borba Gato foi responsável pela morte violenta, caça e escravização de mais de 300 mil indígenas e o assassinato de outros milhares.
A existência da estátua já era condenada pelos moradores do entorno desde 2008, que questionavam a homenagem a quem matou centenas de índios, que escravizou outro tanto e determinou o incêndio de dezenas de aldeias. Consta no currículo criminal de Borba Gato o assassinato do fidalgo Dias Paes, em 1681, em Minas Gerais. O crime acabou rendendo dinheiro e fama, porque para fugir da prisão Borba Gato se evadiu para as matas e acabou encontrando ouro no Rio das Velhas. Desta maneira, negociou com as autoridades o perdão pelo crime em troca de revelar a localização exata dos veios de ouro.
As manifestações Fora Bolsonaro ocorreram em dezenas de países, entre os Estados Unidos, Europa e Ásia. Inclusive no Japão. Até o fechamento dessta edição, os organizadores ainda não tinha feito uma avaliação dos protestos deste sábado. Em São Paulo a Avenida Paulista ficou lotada de ponta a ponta. Em Brasília, onde foi realizada uma ampla manifestação, uma imensa faixa pedia Fora Bolsonaro.