fbpx
Início > Marcelo Zumerle, uma das lideranças do PCdoB capixaba, será sepultado nesta quarta-feira

Marcelo Zumerle, uma das lideranças do PCdoB capixaba, será sepultado nesta quarta-feira

Marcelo Zumerle será sepultado nesta quarta-feira no Cemitério de Maruípe, em Vitória | Foto: Redes sociais

Morreu nesta terça-feira (20), aos 56 anos, uma das lideranças do movimento estudantil capixaba que combateu a ditadura militar, Marcelo Zumerle, um dos integrantes do quadro histórico do Partido Comunista do Brasil no Espírito Santo (PCdoB-ES). A causa da morte foi um câncer no pulmão, cujo óbito prematuro abalou os amigos e companheiros que conviveram com a sua pessoa. Nesta terça-feira o falecimento de Zumerle movimentou as redes sociais, com os internautas lembrando que ele poderia ser resumido como um comunista romântico.

Zumerle foi o fundador da União da Juventude Socialista (UJS) no Espírito Santo, que tem participação ativa na defesa da democracia e dos direitos humanos. Em postagens recentes no seu Facebook, Zumerle mostrava ser um ativo defensor do impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

O ex-presidente da Câmara de Vereadores de Vitória, Namy Chequer, lamentou a morte do amigo | Reprodução: Facebook

Velório e sepultamento

O sepultamento será nesta quarta-feira (21) às 9h, no Cemitério de Maruípe, na Avenida Adolpho Cassoli, 314, no Bairro sdão Cristóvão, em Vitória, com o velório sendo iniciado às 7h30 no mesmo local. Zumerle trabalhou na Câmara de Vereadores de Vitória, quando ocupou uma assessoria no9 gabinete do então vereador e ex-presidente do legislativo municipal de Vitória, Namy Chequer (PCdoB).

Namy Chequer fez uma postagem em homenagem à Marcelo Zumerle na sua conta pessoal do Facebook: “Viverá sempre na memória de incontáveis amigos e camaradas. Um revolucionário de verdade. Inteligência e modéstia”, disse Namy. Além da Câmara de Vereadores, Zumerle atuou na Rádio Universitária FM. Ele foi estudante universitário da Ufes e fez o ensino médio na Escola Liceu Muniz Freire.