A campanha Junho Violeta pede respeito a todas as fases da vida e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) disponibilizou o clipe nas redes sociais
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) lançou um videomanifesto dentro da campanha “Junho Violeta”. Com o conceito “Respeito a todas as fases da vida”, a iniciativa busca conscientizar a sociedade sobre a necessidade da garantia de direitos e dignidade a pessoas com 60 anos ou mais.
O vídeo defende que “envelhecer não é fim da linha” e apresenta frases de protesto como “beleza não tem prazo de validade”, “competência não tem prazo de validade”, “cuidado não tem prazo de validade” e “prazer não tem prazo de validade”. Eles vêm sendo trabalhados pelo MDHC desde 6 de junho, quando a campanha foi lançada.
“Envelhecer é o nosso futuro”, diz o MDHC
Em relação à iniciativa, o secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva, alerta para a perspectiva de envelhecimento da população brasileira. “No Brasil, atualmente temos 32 milhões de pessoas idosas, número que vem crescendo e a tendência é de que cresça mais em algumas décadas. A nossa sociedade precisa compreender que não é mais tão jovem quanto parece e que a longevidade é o sucesso das boas práticas e das políticas públicas”, afirma.
“Não é demérito algum envelhecer, visto que essa é uma fase tão comum como qualquer outra. Essa pode ser uma possibilidade de se criar oportunidades para construção de novos propósitos”, acrescenta.
Campanha
A mobilização do ministério com a campanha ocorre durante o mês de junho, em alusão ao dia 15, data em que é lembrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa – instituído pela Organização das Nações Unidas, em 2011, com o propósito de sensibilizar a sociedade sobre o enfrentamento à violência contra a pessoa idosa.