Em rara solicitação, a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados pediu ao ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Casa a suspensão cautelar do mandato do deputado, eleito pelo Espírito Santo, por seis meses
Em decisão rara, a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados solicitou ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Casa que suspenda o mandato do deputado federal maranhense da cidade de Araioses, Gilvan Aguiar Costa, o Gilvan da Federal (PL). O parlamentar, eleito pelo Espírito Santo em 2022, foi acusado pela Mesa Diretora de “quebra de decoro. O pedido de punição veio no dia seguinte em que o parlamentar ofendeu a ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Gleisi Hoffmann com palavras de baixo calão.
Ainda no último mês, Gilvan fez graves ofensas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, onde afirmou que deseja a sua morte. Na reunião da Comissão em 29 de abril o deputado eleito pelo Espírito Santo se referiu à ministra Gleisi Hoffmann com termos misóginos, quando se referiu a ela como “prostituta do caramba”
Pedido de cassação do mandato
Nessa mesma oportunidade, durante a presença do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski na sessão da Comissão de Segurança Pública na Câmara, o deputado eleito pelo PL do Espírito Santo promoveu uma outra cena de confusão. Dessa vez foi com o líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (RJ). O líder do PT disse que pedirá ao Conselho de Ética a cassação do mandato desse político do PL.
Nesse episódio com o líder do PT, foi o deputado do PL quem deu início à confusão, quando ele fez cróiticas ao presidente Lula com adjetivos que desqualificam um ocupante de cargo presidencial. Gilvan fez a seguinte afirmação: “”Além de a gente ter um condenado por corrupção na Presidência da República, nós estamos importando corrupto. O que o senhor Lula fez foi importar corrupto.”
Diante dessas ofensas, Lindbergh solicitou a palavra durante a reunião da Comissão e disse: “Autoridades constituídas desse e dos demais poderes da República. Esse sujeito é um desqualificado. Pediu a morte do…” . Lindbergh não conseguiu completar a frase, porque teve o microfone cortado.
Saiba quem compõem a Mesa Diretora, que quer Gilvan afastado:
.01) Presidente, Hugo Motta (Republicanos/PB)
.02) 1º Vice-presidente, Altineu Côrtes (PL/RJ)
.03) 2º Vice-presidente, Elmar Nascimento (União/BA)
.04) 1º Secretário, Carlos Veras (PT/PE)
.05) 2º Secretário, Lula da Fonte (PP/PE)
.06) 3ª Secretária, Delegada Katarina (PSD/SE)
.07) 4º Secretário, Sergio Souza (MDB/PR)
.08) 1º Suplente da Mesa Diretora, Antonio Carlos Rodrigues (PL/SP)
.09) 2º Suplente: Paulo Folletto (PSB/ES)
.10) 3º Suplente: Dr. Victor Linhalis (PODE/ES)
.11) 4º Suplente: Paulo Alexandre Barbosa (PSDB/SP)