Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a medida é resultado do Monitoramento da Garantia de Atendimento, que avalia as operadoras a partir de reclamações assistenciais
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulga a lista de planos de saúde que terão a venda temporariamente suspensa devido a reclamações relacionadas a cobertura assistencial. A medida faz parte do Monitoramento da Garantia de Atendimento, que acompanha regularmente o desempenho do setor e atua na proteção dos consumidores. Nesse ciclo, a ANS determinou a suspensão de 31 planos de nove operadoras devido a reclamações efetuadas no 1º trimestre de 2023.
A proibição da venda começa a valer a partir desta próxima sexta-feira, dia 23. “Ao todo, 407.637 beneficiários ficam protegidos com a medida, já que esses planos só poderão voltar a ser comercializados para novos clientes se as operadoras apresentarem melhora no resultado no monitoramento”, afirmou o diretor de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS, Alexandre Fioranelli.
Lista dos planos suspensos
Além das suspensões, a ANS também divulga a lista de planos que poderão voltar a ser comercializados. Nesse ciclo, 15 planos de sete operadoras terão a venda liberada pelo Monitoramento da Garantia de Atendimento. Veja a seguir quais as empresas médicas punidas:
UNIMED-RIO COOPERATIVA DE TRABALHO MEDICO DO RIO DE JANEIRO
01) Unimed Alfa 2
02) Unimed Alfa 2
03) Unimed Alfa 2 Ad
04) Unimed Beta 2
05) Unimed Beta 2
06) Unimed Beta 2
07) Unimed Delta 2
08) Unimed Delta 2
09) Unimed Personal Quarto Coletivo 2
10) Unimed Personal Quarto Coletivo 2
11) Unimed Personal Quarto Coletivo 2 Ad
12) UniPart Alfa 2
UNIMED MONTES CLAROS COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO LTDA
13) COLETIVO POR ADESÃO AMBULATORIAL + HOSPITALAR C/ OBSTETRÍCIA
14) UNIMOC BRASÍLIA ENFERMARIA COPART
UNIMED VERTENTE DO CAPARAÓ – COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO LTDA
15) NACIONAL ADESAO POS – ENF
FEDERAÇÃO DAS SOCIEDADES COOPERATIVAS DE TRABALHO MÉDICO DO ACRE, AMAPÁ, AMAZONAS, PARÁ, RONDONIA E RORAIMA
16) NOVO UNIVIDA I – APTO
17) NOVO UNIVIDA I – ENFERM
18) UNIVIDA COLETIVO POR ADESAO – ENFERM
19) UNIVIDA EMPRESARIAL III – ENFERM
GOOD LIFE SAÚDE LTDA
20) GOOD ESMERALDA
21) GOOD OURO
22) GOOD PRATA
OPERADORA UNICENTRAL DE PLANOS DE SAÚDE LTDA
23) Essencial Apto
24) STANDARD PF Apartamento
25) VIX OURO
SANTO ANDRÉ PLANOS DE ASSISTENCIA MÉDICA LTDA
26) MEDICAL IND 200
27) Rubi
TERRAMAR ADMINISTRADORA DE PLANO DE SAUDE LTDA
28) Adesão Vida Mais II
SAÚDE BRASIL ASSISTÊNCIA MÉDICA LTDA.
29) ADVANCE II PLUS ASSOCIATIVO
30) CLASSIC I
31) PREVENT – ENF/AL
Sobre o Monitoramento da Garantia de Atendimento
O Monitoramento da Garantia de Atendimento é o acompanhamento do acesso dos beneficiários às coberturas contratadas, realizado com base nas reclamações recebidas pela ANS e na quantidade de beneficiários de planos de saúde. As reclamações consideradas nesse monitoramento se referem ao descumprimento dos prazos máximos para realização de consultas, exames e cirurgias ou negativa de cobertura assistencial.
A partir dessas informações as operadoras são classificadas em faixas, possibilitando uma análise comparativa entre elas. As operadoras enquadradas nas faixas superiores do monitoramento apresentam um pior resultado no indicador da operadora. As informações são processadas periodicamente, e os resultados são divulgados trimestralmente.
Sobre a suspensão da comercialização de planos
A partir do resultado do monitoramento, as operadoras reiteradamente com pior resultado são avaliadas e para aquelas que apresentam risco à assistência à saúde são identificados os planos que terão o ingresso de novos beneficiários vedado temporariamente.
A cada trimestre a listagem de planos é reavaliada, e as operadoras que deixarem de apresentar risco à assistência à saúde são liberadas, pelo monitoramento, para oferecer os planos para novas comercializações.