fbpx
Início > Ministério dos Direitos Humanos (MDHC) promove o Junho Violeta, contra a violência a idosos

Ministério dos Direitos Humanos (MDHC) promove o Junho Violeta, contra a violência a idosos


Nesta quarta-feira (14), o ministro dos Direitos Humanos., Silvio Almeida, abre o seminário em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, cuja data é comemorada internacionalmente na quinta-feira, dia 15 de junho


Ministério dos Direitos Humanos promove o Junho Violeta para combater a violência contra os idosos | Imagem: Divulgação

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa – 15 de junho –, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional de Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI), realizará nos dias 14 e 15 de junho, o seminário nacional dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa: Enfrentamento a todas as formas de violência.

A abertura oficial do evento, marcada para as 14h desta quarta-feira (14), ocorre no auditório do subsolo do bloco A da Esplanada dos Ministérios, e será aberta ao público interessado e à imprensa. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário eletrônico disponível neste link.

O seminário, que integra a campanha “Junho Violeta”, contará em seu primeiro dia com a presença do ministro Silvio Almeida, do secretário nacional de Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva, além de representantes de diversos ministérios e da sociedade civil. Durante o evento, serão anunciadas ações e iniciativas de políticas públicas promovidas pela SNDPI voltadas às pessoas idosas e ao enfrentamento dos diversos tipos de violência cometidos contra essa faixa etária.

Representantes da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos e dos ministérios da Justiça e Segurança Pública, da Saúde, das Mulheres e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome comporão a segunda mesa do evento, às 15h20.

O segundo dia do seminário será reservado para discussões sobre o tema em questão com representantes de órgãos governamentais, tais como Defensoria Pública da União, Procon, Previdência Social, Fiocruz e Subsecretaria do Idoso do Distrito Federal.

Campanha Junho Violeta

No início deste mês, o MDHC lançou a campanha “Junho Violeta” com o objetivo de conscientizar a sociedade brasileira sobre a necessidade de atuar na garantia dos direitos humanos e no enfrentamento à violência contra as pessoas idosas.

Apenas nos primeiros cinco meses de 2023, o Disque 100 recebeu mais de 47 mil denúncias que apontam para cerca de 282 mil violações de direitos contra esse segmento social. No ano passado, os registros oficiais revelaram mais de 150 mil violações a partir de mais de 30 mil denúncias. Isso representa aumento 57% nas denúncias e de 87% nos registros de violações de direitos estatisticamente. Os números são do Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos.