A concentração está marcada para as 7h30 deste domingo (4), no estacionamento do K2, na Praia de Camburi, e o percurso seguirá até o antigo Hotel Aruan

Como forma de conscientizar a população sobre os direitos do ‘ ‘animais e combate aos maus-tratos, o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Coordenadoria de Proteção e Defesa da Fauna (CPDF), em parceria com a Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), vai realizar a Cãominhada MPES. O evento acontece no domingo (4), a partir de 7h30, no quiosque K2, na Praia de Cambur, em Vitória (ES)i.
Além de promover informação e conscientização aos tutores, a Cãominhada será um ponto de arrecadação de ração para as ONGs que dedicam seus esforços ao cuidado de animais abandonados e resgatados.
Também haverá vacinação para cães e gatos, a unidade vet-móvel da Prefeitura, além de atividades recreativas para crianças.
A campanha
A iniciativa busca sensibilizar a população sobre a importância de cuidar e respeitar os animais de estimação, com foco na guarda responsável. O abandono de animal é uma prática ilegal pela legislação brasileira. A Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal n.º 9.605/98) classifica o abandono e os maus-tratos como crimes passíveis de punição.
“A primeira Cãominhada do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) tem por objetivo promover a conscientização sobre a importância da guarda responsável do animal e, em consequência, alavancar a luta contra o abandono. Queremos lembrar que o amor e o compromisso com os nossos amigos de quatro patas devem ser constantes e inabaláveis, e esperamos que esse encontro seja uma ferramenta para que a sociedade tenha uma nova visão sobre o papel que cada um pode desempenhar na proteção dos animais”, afirma a Procuradora de Justiça Edwiges Dias, Coordenadora de Proteção e Defesa da Fauna (CPDF) do MPES.