Segundo o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, o ato a ser realizado nesta sexta-feira, no Espírito Santo, inaugurando as bases de implementação de uma política pública capaz de fomentar autonomia econômica e financeira de pessoas LGBTQIA+
O ministro de Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, e a secretária Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, Symmy Larrat, vão estar em Vitória (ES) nesta sexta-feira (14) para o lançamento do o Programa Empodera+ no Espírito Santo. Almeida e Larrat vão ficar no Palácio Anchieta, no Centro Histórico de Vitória de 9h às 11h. A assinatura será em cerimônia marcada para as 10h30, no Salão São Thiago do palácio do governo estadual.
Nas agendas, o ministro fará a assinatura simbólica de Acordos de Cooperação Técnica com os governos capixaba para execução do projeto-piloto do Empodera+, programa do governo federal destinado a apoiar a formação, qualificação e inserção e permanência, no mercado de trabalho, de pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade social.
De acordo com o Ministério, a iniciativa prevê a concessão de 30 bolsas de permanência – para enfrentar a evasão de atividades profissionalizantes – no valor de R$ 1 mil. Inicialmente, a expectativa é que o Empodera+ atinja, pelo menos, 100 pessoas em cada localidade.
Poderão participar do programa pessoas autodeclaradas LGBTQIA+, maiores de 18 anos, sem vínculo formal de trabalho, com renda familiar bruta mensal inferior a um salário mínimo e meio.
Nos estados participantes, os inscritos na iniciativa do governo federal serão acolhidos por uma equipe multidisciplinar formada por assistentes sociais, psicólogos e pedagogos que irão identificar o perfil da pessoa e elaborar um plano individual de atendimento, direcionado para identificação das habilidades, sonhos e desejos profissionais, informa o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
Acolher+
A comitiva dos Direitos Humanos também visitará, casas de acolhimento de pessoas LGBTQIA+ beneficiadas pelo programa Acolher+, que destinou recursos federais para o fortalecimento de 12 organizações selecionadas, em todo o país, por seus projetos de atendimento ao público LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, com vínculos familiares rompidos ou na iminência de seu rompimento. A previsão é que o ministro Silvio Almeida conheça as instalações do Grupo Gold – Orgulho, Liberdade e Dignidade, no Espírito Santo.