O jovem com 16 anos incompletos que assassinou quatro pessoas e feriu a tiros doze pessoas na Praia de Coqueiral, em Aracruz (ES), está tendo a sua formação familiar questionada por moradores de Aracruz e por internautas em todo o Brasil. O menor de idade, que segundo a Polícia capixaba, planejou o ataque durante dois anos, teve acesso fácil às armas do pai (uma pistola da Polícia Militar capixaba e um revólver de propriedade do pai, um tenente da PM que se apresenta nas redes sociais como psicanalista, neuropsicanalista, hipnólogo, e investigador de fenômenos paranormais e sobrenaturais.
O pai, que entrou na PM capixaba em 8 de fevereiro de 1996 e, atualmente, como segundo tenente, tem um salário atual de R$ 13.140,56, possui uma casa onde mora com a família na Praia de Coqueiral, uma outra casa de praia nas proximidades e um automóvel Renault Duster, de cor bege, que foi utilizado pelo filho assassino para praticar os atentados contra as duas escolas. O criminoso tampou as placas com adesivos, mas mesmo assim a Polícia Rodoviária Federal conseguiu descobrir os números, o que facilitou chegar até a casa do segundo tenente da PM.
Na ficha funcional do pai, disponibilizada pela Transparência do Governo do Estado, consta que ele, durante 26 anos de atividade na PM, teve 86 dias de licença médica. Com exceção de um dia em janeiro de 2014, todos os outros 85 dias foram após março de 2017. Foram 24 dias entre março e abril e 46 entre outubro e novembro de 2017. Depois, teve um dia em 2018 e 14 dias em 2020. Em grupos de WhatasApp de Aracruz, moradores denunciam que o assassino está tendo privilégios na cadeia, que um criminoso comum não tem.
Exímio manuseador de armas
O jovem assassino teve bom traquejo ao manusear as armas no crime, o que levou os moradores de Aracruz a debater sobre conhecimentos de armas recebidos dentro do ambiente residencial. O uso de uma suástica nazista pelo atirador, na roupa camuflada, tem sintonia com as postagens feitas pelo próprio pai. Antes de suspender a conta no Instagram, o conteúdo foi copiado e está sendo divulgado, como a capa do livro Mein Kampf (Minha Luta), cujo autor é Adolf Hitler.
Nessa conta do Instagram ainda há fotos ao lado do filho dirigindo no carro da família, mesmo sendo menor de 16 anos, e pela legislação em vigor é impossibilitado de dirigir. Mas, no momento que chegou na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Primo Bitti, chegou e saiu dirigindo com rapidez. E foi em direção à escola particular Centro Educacional Praia de Coqueiral (CEPC), que fica cerca de um quilômetro, também dirigindo e sozinho.
Criminoso já está no Iases, em Cariacica-sede
A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) informa que o adolescente, de 16 anos, apreendido nesta sexta-feira (25), em Aracruz, responderá por ato infracional análogo aos crimes de 10 tentativas de homicídio qualificada por motivo fútil. Acrescentou que o criminoso gerou perigo comum e com impossibilidade de defesa da vítima, com três homicídios
O assassino foi encaminhado ao Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), em Cariacica, na Grande Vitória. As armas apreendidas foram encaminhadas para o setor do Departamento de Criminalística – Balística da PCES, juntamente com as munições. O caso segue sob apuração da Polícia Civil.
Neste sábado, o governador Renato Casagrande esteve nos velórios das vítimas assassinadas pelo atirador e, ao ser perguntado sobre o pai do menor de idade, um segundo tenente da PM do Estado, ele disse que os pais devem ter cuidado ao guardar as armas dentro de casa. Casagrande disse que as investigações ainda estão em andamento, inclusive para ver se o menor tinha envolvimento com grupos nazistas ou neonazistas. O criminoso usou uma suástica nazista estampada na roupa camuflada, durante os ataques aos dois colégios de Paia de Coqueiral. Ouça a seguir trecho do áudio da entrevista do governador Casagrande::
Atualização da matéria
Nesta tarde de sábado (26), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) emitiu um comunicado sobre o estado de saúde das vítimas do criminoso de Aracruz, que foram atendidas pelo Samu 192. A Sesa lembra que são três pessoas assassinadas.
Até o meio da tarde deste sábado (26) encontra-se internados na rede estadual as seguintes pessoas:
- Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves (HEJSN): 02 mulheres, idades 52, 45 anos, passaram por cirurgias e seguem em estado grave em UTI. 01 mulher, 38 anos, passou por cirurgia, segue em UTI, evoluiu para quadro gravíssimo.
- Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas”(HEUE): 01 mulher, 58 anos, passou por cirurgia e o estado de saúde é estável.
- Hospital Estadual N.Sra. da Glória “Infantil de Vitória” (HINSG): 01 criança sexo masculino, 11 anos, passou por cirurgia e segue em estado grave; 01 criança sexo feminino, 14 anos, passou por cirurgia, segue entubada e em estado grave. Ambas estão em UTI no Pronto Socorro do HINSG ‘Dra. Milena Gotardi’.
A Secretaria lembra que em observância à Lei Geral de Proteção de Dados, bem como ao princípio da liberdade e da privacidade, não serão informados nomes dos pacientes hospitalizados.
Atualização URGENTE
As 15h57 deste sábado (26) a Secretaria de Estado da Saúde enviou um comunicado urgente à imprensa, para informar que morreu a quarta vítima do assassino de Aracruz. Agora são quatro mortos pelo atirador de 16 anos incompletos.
A nova vítima fatal é uma mulher de 38 anos, ocorrido na tarde deste sábado , vítima do ataque ocorrido nessa sexta-feira (25) em escolas em Aracruz. A paciente foi atendida no local pelo SAMU192 e transferida para o Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves (HEJSN), na Serra. De acordo com moradores Aracruz, essa quarta pessoa morta é a professora Flávia Amboss Merçon Leonardo.
O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) usou a sua conta no Instagram para se solidarizar à família da professora e militante do MAB no Espírito Santo, Flávia Amboss Merçom, assassinada pelo jovem de 16 anos. Flávia foi mais uma vítima do ataque em Aracruz (ES), e não resistiu após uma série de intervenções cirúrgicas. Veio a óbito na tarde deste sábado (26).
Atualização às 19h20
O atual secretário da Estado da Saúde do Espírito Santo,, Tadeu Marino, postou um, video se solidarizado com os familiares das vitimas:
PT – Nota de solidariedade aos professores, alunos e pais vítimas do ataque às escolas em Aracruz
O Partido dos trabalhadores de Aracruz e o Partido dos trabalhadores do estado do Easpirito Santo soma-se a toda população capixaba, consternada com a tragédia ocorrida na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Primo Bitti e em uma escola particular na mesma avenida, em Coqueiral litoral de Aracruz/ES, e se solidariza aos professores, alunos, familiares, amigos, trabalhadores e à comunidade local diante de tamanha brutalidade.
Entre outras questões, o massacre dessas professoras e crianças remete inevitavelmente à discussão e à luta pelo desarmamento e o combate ao tráfico de armas no País. Sendo assim, que esta tragédia propicie a retomada desta discussão tão relevante e fundamental, no que se refere às políticas de segurança pública nas principais municípios do estado do Espirito Santo.
É preciso ainda que a sociedade e governo estejam atentos ao fato de que as questões sociais se refletem na escola, ambiente que deve ser despido de violência, por ser espaço de conhecimento e do estabelecimento de relações sociais positivas entre estudantes e trabalhadores da educação.
O terrível acontecimento vai entrar para a nossa história com a marca da violência em ato sem precedentes no Espirito Santo e no Brasil. Desta forma, o Partido dos trabalhadores de Aracruz e do estado do Espirito Santo manifesta seu pesar e consternação, ressaltando a necessidade de repúdio a qualquer ato de violência, especialmente quando ocorrido no ambiente escolar.
Assinam:
Marcia Hosana Matias Borges de Souza
Presidente do Partido Dos Trabalhadores-Aracruz ES
Jackeline Rocha
Presidente do diretório estadual do PT
Eneias Zanelato Carvalho
Presidente PT São Mateus
Maria Tereza da Silva Brandão
Presidenta PT Linhares
Rodrigo da Fonseca Agapito
Presidente do PT de Barra de São Francisco
Zecarlinho Ferreira
Presidente do PT de Vitória