fbpx
Início > Moradores de Barramares, em Vila Velha, pedem socorro diante do descaso das autoridades

Moradores de Barramares, em Vila Velha, pedem socorro diante do descaso das autoridades

Moradores de Barramares, em Vila Velha, pedem socorro diante do descaso das autoridades. A falta de abrigos obriga ficar sob o Sol | Imagens: Redes sociais

Com uma população que ultrapassa 12 mil habitantes, os moradores do Bairro Barramares, um dos mais populosos de Vila Velha (ES) e que integra a Região 5, está reclamando do abandono pela Prefeitura daquela cidade da Região Metropolitana de Vitória (ES). Alegam a necessidade de ter mais ônibus, já que a frota que atende o bairro não suporta a demanda.

Também apontam para a falta de abrigos nos pontos de ônibus e a ausência de um sistema de ciclovia seguro., para que possa suprir a necessidade da população em se deslocar através de bicicletas. Ainda reclamam da insegurança, principalmente para os trabalhadores que precisam sair cedo de casa e que são constantemente abordados nos pontos de ônibus por assaltantes.

Uma linha de ônibus para vários bairros

O morador, Domingo Mercedes conta que os ônibus estão sucateados e a linha 654 (Lagoa Jabaeté/Terminal de Itaparica via Avenida Amaral Peixoto) atende a demanda de outros bairros, como Riviera da Barra, Cidade da Barra, Barramares, Terra Vermelha e o entorno. Os ônibus segundo ele, andam lotados em todos os horários e a frota sem condições de trafegar e poucos veículos.

Para atender a vários bairros, a linha 654 de ônibus tem 33 paradas partindo de Terminal Itaparica e terminando em Avenida Noruega. Segundo a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) são 66 viagens saindo do Terminal de Itaparica em dias úteis, 43 no sábado e 32 no domingo.

Ainda há a linha 657 (Xuri / T.Itaparica via Barramares), que oferece apenas quatro viagens em dias de semana e em finais de semana e a linha 616 (-T. Itaparica / Morada da Barra via Barramares), que oferece 80 viagens a partir do terminal, em dias de semana, 46 no sábado e 38 aos domingos.

Avenidas

Outro morador, Detamar Coutinho, o Marzinho, disse que “gostaria que o poder público; Governo e prefeito municipal tomassem as devidas providências nas melhorias das avenidas; principalmente à avenida Amaral Peixoto com urgência, já que cada dia cresce o número de moradores na região.”

“Senhor Prefeito municipal, junto a Ceturb, pedimos em nome de todos moradores de Barramares região cinco de Vila Velha; para colocar mais ônibus e ampliar o sistema cicloviário para as pessoas terem mais acesso ao transporte público com segurança, pois trabalhadores acordam cedo e às vezes sendo assaltada nos pontos e até mesmo dentro dos coletivos”, completou Marzinho.