fbpx
Início > Morre o Papa emérito Bento XVI, aos 95 anos

Morre o Papa emérito Bento XVI, aos 95 anos


Papa emérito morreu às 9h34 deste sábado, 31 de dezembro


Papa emérito Bento XVI | Foto: Divulgação/Vaticano

O aviso da gravidade do estado de saúde do papa emérito Bento XVI foi dado nesta última quarta-feira (28) pelo Papa Francisco e pediu orações. Naquela ocasião, Francisco afirmou que a piora na saúde ocorreu no Natal e que seu predecessor estava muito doente. Fiéis do mundo inteiro se uniram em oração pela saúde do Papa emérito. Bento XVI, que tinha 95 anos e vivia no Mosteiro Mater Ecclesiae, dentro do Vaticano, desde sua renúncia ao ministério petrino, em 2013.

O corpo do Papa emérito estará na Basílica de São Pedro para a saudação dos fiéis a partir da segunda-feira, 2 de janeiro. “Com pesar informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34, no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano. Assim que possível, serão enviadas novas informações”, informou na manhã deste sábado, em nota, o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni:

“Amor à Igreja e aos seres humanos”, diz Francisco

O Papa Francisco se pronunciou e disse que Bento XVI, foi “um grande Papa” pelo “seu amor à Igreja e aos seres humanos”. Um amor que inspirou o Pontificado no qual o Pastor moderado e firme, por 8 anos, segurou – com coragem e sabedoria – o timão do Barco de Pedro, mesmo navegando em águas agitadas e com ventos contrários.

Na Audiência Geral de 13 de fevereiro de 2013, Bento XVI surpreendeu o mundo ao anunciar a sua renúncia do pontificado: “Queridos irmãos e irmãs, como sabem, decidi… (aplausos)… Obrigado pela simpatia… (aplausos)… Decidi renunciar ao ministério que o Senhor me confiou em 19 de abril de 2005. Fiz isso em plena liberdade para o bem da Igreja, depois de ter rezado por muito tempo e de ter examinado diante de Deus a minha consciência, bem consciente da gravidade desse ato, mas também consciente de já não estar em condições de prosseguir no ministério petrino com aquela força ele exige.”