Um forte frisson atinge o Ministério Público do Espírito Santo (MPES), diante da proximidade da escolha de um de seus membros para ocupar o carga vitalício de desembargador no Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES). São três vagas e que foram divulgadas oficialmente pelo TJES no último dia 13. Além do MPES há outras duas vagas destinadas a representantes da seccional capixaba da OAB-ES e outra para juízes de Direito.
As vagas no TJES são destinadas à segmentos que atuam no Direito. Segundo informação da Assessoria de Imprensa do MPES, o Conselho Superior do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) disse os seis membros e membras ativas do MPES selecionados pela Comissão Eleitoral do MPES, por ordem de tempo de carreira, para participar do processo de eleição para formação da lista sêxtupla para o provimento do cargo de desembargador.
Os desembargadores fazem a escolha de três nomes e encaminham a lista tríplice com as membras e membros do MPES para o governador, que indicará quem será o novo procurador a se tornar desembargador. A vaga é oriunda de um quinto estabelecido na Constituição, que destina ao Ministério Público um cargo de desembargador. E que diante disso foram enviados ao TJES os seguintes nomes:
Nome Número
– Josemar Moreira 10
– Sueli Lima e Silva 11
– Eder Pontes da Silva 12
– Adriana Dias Paes Ristori Cotta 13
– Maria Clara Mendonça Perim 14
– Bruno Araújo Guimarães 15
– Jefferson Valente Muniz 16
– Vera Lucia Murta Miranda 17