fbpx
Início > MPES deflagra Operação Ampulheta para combater crimes ambientais em Guarapari (ES)

MPES deflagra Operação Ampulheta para combater crimes ambientais em Guarapari (ES)


Moradores de Guarapari reclamam há mais de um ano dessas práticas criminosas contra o meio ambiente, acusando a Prefeitura do município de ser “omissa”


MPES deflagra Operação Ampulheta para combater crimes ambientais em Guarapari | Foto: Divulgação/MPES

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça de Guarapari, com apoio operacional do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO-Central), do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES e da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), deflagrou a fase ostensiva da “Operação Ampulheta”, nesta quinta-feira (8).

A investigação foi instaurada pela 2ª Promotoria de Justiça Cível de Guarapari com o objetivo de apurar organização criminosa voltada à prática de crimes ambientais em detrimento de unidade de conservação de proteção integral estadual, o Parque Estadual Paulo César Vinha (PEPCV), e da contígua Área de Proteção Ambiental de Setiba. Dentre as práticas apuradas estão ocupação e uso do solo urbano de forma desordenada, grilagem de terra e crescimento de atividades criminosas na região, inclusive com intimidação à atividade de fiscalização de agentes públicos.

Objetivo

A deflagração da operação tem por objetivo o cumprimento de 12 ordens de busca e apreensão nos municípios de Guarapari e Vila Velha, em cumprimento de decisão judicial da Vara do Juízo das Garantias de Guarapari.

Os trabalhos contaram com a participação de Policiais Militares do Batalhão de Polícia Ambiental, 4° e 10° Batalhões da Polícia Militar e 13° Cia Independente da Polícia Militar, além de militares do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES, que atuaram nas buscas e apreensões.