O Centro Histórico de Vitória vai ganhar em 2022 um espaço onde o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) vai comercializar produtos agrícolas saudáveis e sem uso de venenos agrícolas, como os agrotóxicos. O recebimento das chaves de um antigo casarão na Rua Dionizio Rosendo, bem ao lado de uma escadaria que dá acesso à lateral da Catedral Metropolitana de Vitória, ocorreu nesta última terça-feira (21). A data da inauguração não foi informada.
O evento contou com o apoio da Associação de Moradores do Centro de Vitória (Amacentro), que juntamente com o MST, divulgou a iniciativa em suas respectivas redes sociais. O local que vai comercializar frutas, legumes, verduras e hortaliças saudáveis e vai se chamar “Espaço Verde”. O imóvel, que estava desocupado e que já foi o local onde funcionava uma antiga e conhecida clínica de terapia em podologia.
Neste espaço o MST vai comercializar produtos saudáveis da agricultura familiar e também ampliar ainda mais a integração campo cidade com a realização de debates, cursos de formação cidadã, entre outras atividades.
Alimentos sem agrotóxico do MST já é tradição no Centro
A atuação do MST na comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar, sem o uso de venenos agrícolas, já é uma tradição no Centro de Vitória. Normalmente, a Feira de Produtos da Reforma Agrária do Espírito Santo ocorre no mês de setembro na Praça Costa Pereira e atende a mais de 15 mil pessoas, entre moradores e visitantes do Centro Histórico.
Mais de 100 feirantes provenientes 25 assentamentos e acampamentos da Reforma Agrária do Espírito Santo participam dessa feira e comercializam mais de 20 toneladas de alimentos comercializados, entre alimentos in natura e agro industrializados, além de diversos tipos de plantas medicinais, ornamentais, artesanatos, produtos de saúde popular e os pratos da tradicional “Culinária da Terra”.