Na busca da melhor qualidade na produção de café, a cidade de São Mateus, 215 Km, ao Norte de Vitória (ES), vai realizar neste semana dois seminários sobre cafés de qualidade. Os encontrosvão debater o uso de novas tecnologias,novas técnicas e as relações trabalhistas, uma vez que o Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo tem flagrado,com insistência, o uso de mão de obra análoga à escravidão em fazendas de café no Norte do Estado.
Os dois seminários vão ocorrer no campus avançado da Ufes em São Mateus.Na próxima quinta-feira (30), vai ocorrer o 1° Simpósio de pesquisa e Tecnologias em Coffea Canephora. No dia seguinte, na sexta-feira, 1º de dezembro, será a vez do 12º Simpósio do Produtor de Conilon.
O 1° Simpósio de pesquisa e Tecnologias em Coffea Canephora é voltado exclusivamente para o café Conilon/Robusta do Brasil e vai acontecer entre essa quinta-feira e sexta-feira. São 54 edstudos de pesquisadores focados na melhoria da produtividade e da qualidade dp café, sendo 320 da Ufes e 24 da portuguesa Universidade de Lisboa.
Professor Partelli
O coordenador geral do evento e professor da Ufes, professor Fábio Luiz Partelli, assinala que a cafeicultura capixaba adotou novas tecnologias nas últimas décadas, o que contribuiu por ter passado por transformações expressivas. Explicou que o ganho de qualidade veio com a adoção de melhoramento genético, irrigação, adensamento do plantio e uso de medidas fitossanitárias. Isso ocorreu desde a década de 1990.
E apontou o ápice com a adoção de mecanização, além da colheita semi-mecanizada com alto motriz e o uso corriqueiro de drones. Os cafeicultores que se destacaram na produtividade e na qualidade, vão ser homenegeados nesse primeiro ev ento. São eles: Gerson Cosme, de Jaguaré, Geralda Soares Colomi, de São Gabriel da Palha e Edgar Bastianello, de Nova Venécia.
A estimativa do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) é que o Espírito Santo encerre 2023 com uma produção de 10,57 milhões de sacas de café conilon e 3,07 milhõesa de sacas de café arábica, mas com uma queda de 29,5% em relação ao que foi colhido na safra de 2022.
Na quinta-feira o pesquisador da Fundação de Apoio à Tecnologia Cafeeira (Procafé), Jose Braz Matiello, que v ai aborar o tema “Avanços Tecnológicos da cafeicultura Brasileira”. Em seguida haverá apresentação oral de resumos, com a mesa coordenada: pelo professor da Ufes, Marcelo Antônio Tomaz, de Alegre (ES) e o extensionista do Incaper de Nova Venécia (ES), Welington Braida Marré. Em 1º de dezembro de 2023 será feita apresentação de pôsteres e será dado inicio ao segundo evento.
Esse outro é o 12º Simpósio do Produtor de Conilon.tem uma programação mnais extensa e pode ser conferida a seguir:
Programação do 12º Simpósio do Produtor de Conilon
7h30-8h10: Inscrição (com direito a livro): 2kg de alimento para instituição de caridade de São Mateus-ES
8h10-8h30: Café com prosa (exposição de pôsteres de trabalhos de pesquisa)
8h30-9h00: Abertura
9h00-9h40: Pesquisas em Coffea canephora no Brasil e no Mundo e as mudanças climáticas: Dr. Fábio Luiz Partelli – Prof. da UFES
9h40-10h20: Empreendedorismo na propriedade rural: Stenio Orletti – Diretor da Robusta Coffee.
10h20-11h00: Agroeconomia e conformidade legal no trabalho rural: desafios e perspectivas: Dr. Valério Soares Heringer – Desembargador TRT do ES
11h00-11h20: Homenagem à cafeicultores: Geralda Soares Colombi (São Gabriel da Palha), Edgar Bastianello (Nova Venécia), Gerson Cosme (Jaguaré).
11h20-11h50: Discussão/debate: Dr. Alice Cardoso – Advogada Trabalhista/OAB/ES, Luiz C. Bastianello – Cafeicultor e Presidente da Cooabriel.
11h50-13h20: Almoço (exposição de pôsteres de trabalhos de pesquisa)
13h20-14h50: Colheita eficiente. Quando colher com perda minima? Henzo Pezzin Salvador Eng. Agrônomo
14h50-15h20: Terroir do Conilon: Um programa de qualidade – Dr. Lucas Louzada Pereira – Prof. do Ifes
15h20-16h00: Experiência de Sucesso de Cafeicultores *Conilon de qualidade – Luiz Cláudio de Souza-Muqui *Colheita com Automotriz – Rodrigo C. Frota – V. Valério
16h00-16h20: Discussão/debate: Eng. Agrônomo Bruno Pella – Extensionista do Incaper. Caros Renato Alvarenga Theodoro – Presidente da Cafesul
16h20-16h30: Considerações finais e encerramento.