Um relatório publicado pela Elsevier-Bori apontou que 2022 foi um ano de queda na produção científica para 23 países, incluindo o Brasil. Segundo o levantamento, a produção brasileira de artigos científicos apresentou decréscimo de 7,4% em 2022, em comparação com o ano anterior. Na contramão deste diagnóstico, a Ufes mantém sua produção científica aos mesmos patamares de 2021, com mais de 1.300 artigos publicados ao ano.
“A Ufes atualmente passou a publicar quase 2% dos artigos publicados por instituições brasileiras. Há dez anos, esse valor era inferior a 1%. Esse fato deixa claro o crescimento da Universidade em pesquisa, principalmente quando comparado ao desempenho brasileiro”, afirma o diretor de Pesquisa da Ufes e pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação em exercício, Fábio Partelli.
Ele acredita que a queda na produção científica nacional pode ser atribuída à pandemia de covid-19 e, principalmente, à falta de investimentos na pesquisa no Brasil nos últimos anos: “Há pouco tempo foi possível prever que haveria desaceleração em função da pandemia e, infelizmente, isso ocorreu, agravado também pela falta de investimento e tentativa de desacreditação na ciência ocorrida no governo anterior. Portanto, agora esperamos dias melhores e uma recuperação em breve, mas que talvez só ocorra em 2024”, analisa.
Partelli atribui o desempenho da Ufes ao trabalho e pesquisa realizado em equipe, envolvendo alunos de iniciação científica e pós-graduação: “Se a tendência de crescimento tivesse sido mantida, o quantitativo de artigos científicos publicados passaria de 1.500 em 2022. Mas a Ufes ainda conseguiu manter seus números, apesar da queda significativa no Brasil. Tudo isso vem acontecendo graças ao trabalho e empenho dos nossos colegas professores, técnicos administrativos e estudantes”.
Financiamento
Na Ufes, os financiamentos das pesquisas são realizados principalmente pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A Universidade também conta com apoio da iniciativa privada, parceiros governamentais e do Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP) da Ufes, especialmente nos editais de manutenção de equipamento, recém-doutores e recém-contratados, tradução de artigos e reembolso de taxa de publicação de artigos.
A maioria dos artigos científicos publicados compreende as áreas de Agricultura e Biologia, seguido pelas publicações da área de Medicina.
A pesquisa realizada pela pela Elsevier-Bori analisou dados de 51 países que publicaram mais de dez mil artigos científicos em 2021, e mostrou as variações acorridas em relação ao ano seguinte. Essa é a primeira queda na produção brasileira desde 1996, quando os dados começaram a ser tabulados.
Texto: Thereza Marinho, com informações da Diretoria de Pesquisa da Ufes