fbpx
Início > Na Grande Vitória somente terá 2º turno o município da Serra

Na Grande Vitória somente terá 2º turno o município da Serra


Em Vitória, Vila Velha, Cariacica e Viana os atuais prefeitos foram reeleitos. Nesta matéria saiba quem são e o que fazem os 20 vereadores eleitos de Vitória:


Na Grande Vitória somente terá 2º turno o município da Serra | Imagens: Reprodução

Nos municípios da Grande Vitória os atuais prefeitos foram reeleitos, com exceção da Serra, onde o atual administrador municipal, Sérgio Vidigal não concorreu à reeleição. Na Serra, os 362.524 eleitores aptos a votar no maior colégio eleitoral do Espírito Santo, vão ser convocados a votar no segundo turno, a ser realizado no próximo dia 27 deste mês. O segundo turno ocorre em municípios com mais de 200 mil eleitores.

Os dois mais votados para prefeito na Serra, que não conseguiram superar a barreira de 50% de votação são o administrador de empresas Weverson Valcker Meireles (PDT) e o atual deputado estadual Pablo Aurino Ramos Araujo, o Pablo Muribeca (Republicanos). Weverson teve 97.087 votos, equivalente a 39,66% dos votantes, enquanto Muribeca obteve 61.690 votos (25,20%). O ex-prefeito da Serra, Audifax Barcelos (PP) não foi eleito ao obter 58.643 votos (23,96%)

Campeões na Grande Vitória

O maior percentual de votação conquistado foi do atual prefeito de Viana, Wanderson Bueno (Podemos), que foi reeleito neste domingo (6) com 37.587 votos, o que representou 92,49% de todos os votos válidos de sua cidade. Os outros dois candidatos de Viana dividiram entre si os votos restantes. Fabricio Machado (PV), teve 2.123 votos (5,22%) e, em terceiro lugar a candidata Luzinete Deolindo (DC), que teve 928 votos, equivalente a 2,28% do eleitorado votante.

O segundo prefeito a ser reeleito com alto percentual de votação foi Euclerio Sampaio (MDB), de Cariacica. Ele obteve 168.771 votos, o que representa 88,41% do eleitorado que participou da eleição, enquanto a segundo participante do pleito, a professora Célia Tavares (PT) conseguiu 17.331 votos (9,08%). O terceiro concorrente ao cargo de prefeito, o pastor Ivan Bastos (PL), obteve 4.788 votos, o que representou 2,51%.

Em seguida, na terceira posição de ter conquistado r a maioria dos votos para a reeleição foi o atual prefeito de Vila Velha, Arnaldo Borgo Filho, o Arnaldinho (Podemos), que recebeu 193.399 votos (79,05%). O coronel Ramalho (PL) perdeu a eleição ao obter 42.096 votos, equivalente a 17,20%. O mesmo ocorreu com o candidato do PT, No terceiro lugar de Vila Velha ficou o candidato do PT, João Batista Babá, que recebeu 6.342 votos (2,59%).

Em Vitória, o atual prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) conseguiu superar em 6,22% a marca mínima de 50% para vencer no primeiro turno. Ele foi reeleito com 105.599 votos (56,22%). Em segundo lugar ficou o ex-prefeito João Coser (PT) com 29.399 votos (15,62%. Em seguida vem o também ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), com 23.397 votos (12,46%). A deputada Camila Valadão (PSOL)

O que disseram os candidatos de Vitória

Logo após ao encerramento dos resultados oficiais, os candidatos de Vitória emitiram notas oficiais através de suas assessorias. O prefeito Pazolini, reeleito, disse em nota: O prefeito reeleito, Lorenzo Pazolini divulgou a seguinte nota: “Que emoção indescritível sentir todo esse carinho e apoio de cada um de vocês! Cada voto foi um passo importante para continuarmos construindo uma cidade de Paz e União.”

Pazolini ainda completou: “Vitória escolheu seguir em frente, e eu sou grato por essa confiança que vocês depositaram em mim e na Cris.Agradeço de coração a cada um que esteve ao nosso lado, acreditou em nossas propostas e confiou no nosso trabalho. Hoje, celebramos essa vitória e a caminhada continua. Vamos seguir cuidando da nossa cidade com ainda mais força e dedicação, porque Vitória merece o melhor. Obrigado, Vitória.”

João Coser reconheceu a vitória do adversário

Já o ex-prefeito João Coser enviou à imprensa a sua nota:: “Reconheço a vitória do candidato eleito. Esse é um movimento que faz parte do processo democrático. Peço a Deus que ele possa fazer uma gestão para aqueles que mais precisam, inclusive incorporando as boas propostas que surgiram nesse processo. Agradeço o carinho, o apoio e os votos recebidos. Meu amor por Vitória é incondicional e por ela vou continuar trabalhando.”

Por sua vez, o ex-prefeito Luiz Paulo se expressou da seguinte forma: “Estou muito feliz com o nosso desempenho no processo eleitoral. Apresentamos um projeto alternativo para a cidade, fizemos um debate de alto nível sobre desenvolvimento, turismo, prosperidade e aproveitamento de nossos ativos históricos, culturais e naturais. Circulamos por todas as comunidades, conversamos com os eleitores e demos uma contribuição importante para a política municipal.”

 “Agradeço imensamente cada voto que obtive. Participo de disputas eleitorais desde 1974, quando trabalhei por Ulysses Guimarães. Sempre defendi a boa política e sempre continuarei a participar do processo, do lado que considero o correto. Desejo sucesso para Vitória. Mais uma vez obrigado a todos que apoiaram nosso projeto”, continuou Luiz Paulo

Câmara de Vitória terá grande renovação

A Câmara de Vereadores de Vitória, que passa a ter 20 vereadores a partir do próximo ano, cinco a mais do quantitativo atual, terá uma ampla renovação. Dos 20 vereadores eleitos neste domingo (6), 10 vão assumir um cargo eletivo pela primeira vez. Os atuais vereadores André Moreira (PSOL) e Vinicius Simões (PSB) não conseguiram se reeleger.

Saiba quem são e o que fazem os vereadores eleitos de Vitória:

Vereadores de VitóriaVotosProfissão declarada ao TSE
Karla Coser (PT)7.256Advogada
Aylton Dadalto (Republicanos)5.218Advogado
Davi Esmael (Republicanos)5.200Advogado
Darcio Bacarense (PL)4.101“Ocupante de cargo em comissão”
André Brandino ((Podemos)3.584Comerciante
Jocelino da Conceição Silva Junior, o professor Jocelino (PT)3.251Professor de ensino fundamental
Luiz Emanuel (Republicanos)3.114Professor de ensino de primeiro e segundo graus
Bruno Malias (PSB)3.079“Outros”
Armandinho Fontoura (PL)3.076Enpresário
Anderson Goggi (PP)2.937Administrador
Luiz Paulo Amorim (PV)2.789Servidor público estadual
Camillo Augusto Marchezi de Oliveira Neves (PP)2.778Empresário
Aloisio Varejão (PSB)2.736Servidor público municipal
Mauricio Leite (PRD)2.728Comerciante
Ana Paula Rocha (PSOL)2.670Professora de ensino médio
Leonardo Monjardim (Novo)2.449Empresário
Rosimara Maria Ventura Rosa, a Mara Maroca (PP)2.390“Outros”
Dalto Neves (Solidariedade)2.345Advogado
Pedro Mansur Trés, o Pedro Trés (PSB)2.316Advogado
Orlandino Rodrigues de Souza, o Baiano do Salão (Podemos)2.171Cabeleireiro e barbeiro
João Flavio da Silva de Paiva (MDB)1.541Motorista de veículos de transporte coletivo de Passageiros

Fonte: TSE