fbpx
Início > Na manhã do último dia para registro de chapas, ainda há apenas quatro inscritos para concorrer ao Senado

Na manhã do último dia para registro de chapas, ainda há apenas quatro inscritos para concorrer ao Senado

Com apoio do governador e candidato à reeleição ao mesmo cargo, Renato Casagrande, a direitista Rose de Freitas desbancou o PT de concorrer ao Senado, mesmo sendo ela do MDB, que não participa da federação com o PSB | Foto: Redes sociais

A candidata do MDB ao Senado pelo Espírito Santo, Rose de Freitas, que relegou o Partido dos Trabalhadores (PT) capixaba a um mero espectador dos cargos eletivos majoritários, está postergando a formalização de sua candidatura o máximo que pode, já que o último dia para o registro junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo ((TRE-ES) é nesta segunda-feira (15). Até esta manhã consta apenas o registro de quatro candidaturas ao Senado. Além de ser preterido ao Senado pelo governador Renato Casagrande (PSB), que concorre à renovação de mandato, o PT ainda perdeu a oportunidade de concorrer ao cargo de vice-governador, que será o direitista Ricardo Ferraço (PSDB). O PT participa da federação com o PSB, PCdoB e PV.

Os quatro que registram até a manhã deste dia 15 são: 1) Gilberto Campos (PSOL), que tem como suplentes Rafaella Machado dos Santos e Gilberto Campos, que declararam ter como profissão “outros”; 2) Filipe Siqueira Fermino, o Felipe Skiter (PSTU), que tem como suplente o aposentado Cosme Damião Bunicena Fermino e o músico Atila da Silva Valentim.; O presidente da Assembleia Legislativa Erick Cabrail Musso, com os suplentes Edimar Hermogenes (produtor agropecuário) e Bruna Raphaela Mattos Ferreira Martins (administradora); 4) O empresário e dono da Rede TV Idalecio Carone Filho, que trouxe como suplentes o administrador Cezar Siqueira Assreuy e o empresário Luciano de Souza.

Os quatro inscritos para a vaga de senador, até as 9h30 desta segunda-feira (15), último dia para as inscrições | Imagem: TSE

O encerramento das inscrições acaba as 19 horas

O prazo final de cadastro está previsto no calendário eleitoral de 2022. O limite para entrega de dados é às 8h, para as candidaturas apresentadas pela internet, e às 19h, para a entrega de mídias com a documentação necessária diretamente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – no caso dos candidatos a presidente – ou nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) – nos demais casos. Dessa forma, como até as 8 horas desta manhã não havia o registro da candidatura da candidata que desbancou o PT, Rose de Freitas deverá fazer o registro pessoalmente no TRE-ES no final desta tarde, pouco antes das 19 horas.

Os nomes enviados à Justiça Eleitoral, se aprovados, estarão nas urnas eletrônicas em 2 de outubro para escolha popular. A legislação eleitoral prevê que, no mínimo, 30% dessas candidaturas às eleições proporcionais deverão ser preenchidas por mulheres. Nas eleições anteriores os partidos políticos usaram do artificio de colocar candidatas laranjas, para enganar a Justiça Eleitoral, o que gerou cassações de mandatos de vereadores no Espírito Santo e ainda está tramitando a cassação de vereadores de Cariacica (ES).