fbpx
Início > Nações Unidas diz que proteção da vida selvagem garante sobrevivência humana

Nações Unidas diz que proteção da vida selvagem garante sobrevivência humana


Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, diz que ecossistemas saudáveis garantem ar e água limpos, regulação do clima e meios de subsistência; e acrescenta que uso insustentável de recursos, como combustíveis fósseis, é “receita para o desastre”. No mundo são mais de 1 milhão de espécies ameaçadas de extinção


Nações Unidas diz que proteção da vida selvagem garante sobrevivência humana | Foto: Unsplash/Zdeněk Macháček/Divulgação/ONU

Na recente comemoração do Dia Mundial da Vida Selvagem, ocorrido no início deste mês, o secretário-geral da ONU ressaltou que o “vício da humanidade em combustíveis fósseis” e o uso insustentável de recursos está levando ecossistemas ao colapso e espécies à extinção. Em mensagem para marcar a data, afirmou que a relação dos seres humanos com a natureza está em um “ponto crítico”.

Para ele, esta é uma “receita para o desastre” não apenas para a natureza, mas para comunidades ao redor do mundo que contam com ecossistemas saudáveis para seu bem-estar e sobrevivência. O líder da ONU pediu que o mundo escolha um caminho “mais inteligente”, com aumento de investimentos em conservação da vida selvagem.

Guterres destacou que investir em ecossistemas saudáveis ​​é vital para o abastecimento de ar e água limpos, regulação do clima e garantia de meios de subsistência humana.

Povos indígenas devem ter acesso a financiamento

O secretário-geral pediu mobilização de recursos públicos e privados, cumprimento de compromissos financeiros já assumidos e apoio a países vulneráveis ​​onde a biodiversidade está em maior risco.

Para ele, outra grande prioridade é garantir que os povos indígenas e as comunidades locais, que são a “primeira linha de defesa dos ecossistemas”, tenham acesso equitativo aos fundos.

O chefe das Nações Unidas lembrou que o Pacto para o Futuro, recentemente adotado pelos Estados-membros, inclui um compromisso revitalizado para deter e reverter a perda global de biodiversidade até 2030.

1 milhão de espécies ameaçadas

Cerca de US$ 143 bilhões são investidos anualmente na conservação do mundo natural, mas isso é apenas uma fração dos US$ 824 bilhões estimados como necessários.

Estima-se que mais de 1 milhão de espécies estão ameaçadas de extinção. O Dia Mundial da Vida Selvagem foi uma oportunidade para celebrar as muitas formas de fauna e flora selvagens e aumentar a conscientização sobre seus enormes benefícios. A data também reforçou a necessidade urgente de intensificar a luta contra crimes contra a vida selvagem que têm amplos impactos econômicos, ambientais e sociais.