No Espírito Santo, são 459.951 microempreendedores, microempresas e pequenas empresas que, juntos, promovem o crescimento regional e criam oportunidades para suas comunidades
O período natalino é uma época de celebração, união e, claro, compras! Em meio à movimentação das grandes promoções, surge uma oportunidade especial para fortalecer a economia local e estreitar os laços comunitários: valorizar o comércio da vizinhança.
Dados do Sebrae revelam que, entre janeiro e julho deste ano, os pequenos negócios geraram mais de 900 mil empregos formais, representando 60% de todos os postos de trabalho criados no Brasil. No total, foram 1,49 milhão de profissionais contratados no país, superando os 1,45 milhão de empregos registrados em todo o ano de 2023.
Além de impulsionar a geração de empregos, o comércio local é um pilar essencial do desenvolvimento econômico e social. Segundo do DataSebrae, no Espírito Santo, são 459.951 microempreendedores, microempresas e pequenas empresas que, juntos, promovem o crescimento regional e criam oportunidades para suas comunidades.
Segundo Luana Romero, diretora executiva do Ideias, “optar pelo comércio local é mais do que uma escolha de consumo, é uma atitude de impacto social. Você fortalece empresas que, por sua vez, investem em inovação e no atendimento diferenciado.”
Benefícios de comprar localmente
- 1.Geração de empregos: Pequenos negócios mantêm e ampliam postos de trabalho locais.
- 2.Desenvolvimento econômico: O dinheiro permanece na comunidade, estimulando o crescimento regional.
- 3.Construção de identidade comunitária: Empresas locais refletem a cultura e a personalidade da região.
“Escolher o mercadinho da esquina ou o restaurante ao lado para as compras de Natal significa mais do que conveniência. É fortalecer laços e criar um Natal sustentável para todos”, complementa Romero.
Dicas para incentivar o comércio local neste Natal
- •Compre produtos artesanais e personalizados de lojas da vizinhança;
- •Participe de feiras e eventos locais para adquirir presentes únicos;
- •Divulgue empreendedores locais nas redes sociais;
- •Escolha ingredientes para a ceia de Natal em mercados e com produtores regionais.