fbpx
Início > Navio graneleiro Ken Wave chega à Vitória (ES) com quatro clandestinos a bordo

Navio graneleiro Ken Wave chega à Vitória (ES) com quatro clandestinos a bordo

Navio graneleiro Ken Wave chega à Vitória (ES) com quatro clandestinos a bordo | Foto e Vídeos: Divulgação PF/Marine Traffic

A Polícia Federal (PF) resgatou, nesta última segunda-feira (10), quatro clandestinos que estavam escondidos na casa de leme do navio graneleiro Ken Wave, com bandeira da Libéria. O navio zarpou do Porto de Lagos, na Nigéria, no último dia 27 de junho, às 18h03, segundo o aplicativo Marine Traffic, o melhor e mais respeitado do setor marítimo. Os tripulantes, ao lançarem a âncora a cerca de oito quilômetros da costa de Vitória (ES), perceberam que haviam passageiros clandestinos e acionaram a PF.

Os policiais federais do Núcleo de Polícia Marítima da PF (Nepom) foram ao local e confirmaram a presença de quatro clandestinos escondidos na casa de leme do navio. Todos foram resgatados pelo grupamento marítimo da PF em razão de suas condições precárias de saúde, e por motivos humanitários foi autorizado o desembarque condicional.

Retornarão ao país de origem

Agora, os estrangeiros clandestinos ficarão sob custódia e responsabilidade da Agência Marítima até que retornem ao país de origem, compulsoriamente, segundo a PF. Os cidadãos resgatados alegam ser nacionais da Nigéria, porém não dispõem de documentos para confirmar suas origens e identidades.

O navio chegou em Lagos, na Nigéria, às 6h38 UTC do dia 14 de junho, ficando 13 dias naquele pais, até zarpar com destino à Vitória, no Brasil, no dia 27 de junho. A viagem durou 13 dias. A embarcação, com 190 metros de comprimento e 32,25 metros de larura, é registrada na Organização Marítima Internacional, cuja sigla em inglês é IMO, sob o número 9454204. O navio com capacidade de transportar até 56.104 toneladas, foi construído em 2009 e tem como porto de origem a Monróvia.