O navio petroleiro de bandeira dinamarquesa Robert Maersk vai continuar retido no Porto de Paul, em Vila Velha, até o próximo domingo (8) devido a metade de sua tripulação ter testado positivo para o novo coronavírus (Covid-19). Com 11 de seus 22 tripulantes com Covid-19, a determinação que a embarcação fique em quarentena é da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A embarcação construída em 2003, com 172 metros de comprimento e de 28 metros de largura, apesar da bandeira da Dinamarca, vem fazendo útimamente transporte de cabotagem de graneis líquidos entre os portos do Paraná, São Paulo e do Espírito Santo. O Robert Maersk atracou em Paul na segunda-feira da última semana, dia 26 e a gasolina, etanol e óleo diesel puderam ser desembarcados, sob autorização expressa da Anvisa por ser uma operação totalmente mecanizada e sem contrato humano.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que no próximo domingo, antes da possível liberação, será refeito os testes clínicos para constatar se a contaminação pelo Covid-19 ainda persiste. Caso ainda haja algum tripulante infectado será determinada uma nova quarentena. A Sesa ainda não tem elementos que possa garantir se a contaminação está vinculada à variante Delta, de origem indiana. Da escadaria do Palácio Anchieta é possível ver o navio atracado do outro lado da Baía de Vitória, em Paul.