fbpx
Início > Nésio Fernandes e Ethel Maciel são empossados em secretarias do Ministério da Saúde

Nésio Fernandes e Ethel Maciel são empossados em secretarias do Ministério da Saúde

Ethel Maciel e Nésio Fernandes | Fotos: Assembleia Legislativa do ES/Divulgação

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou os nomes dos secretários que vão compor o primeiro escalão do Ministério da Saúde (MS). O anúncio foi feito durante cerimônia de investidura no cargo de Ministra de Estado realizada no auditório da pasta, Emílio Ribas. Entre os oito nomes anunciados estão o de Nésio Fernandes e de Ethel Maciel, que tiveram atuação elogiável na área de saúde durante a pandemia do Covid.

Nésio Fernandes, que foi afastado pelo governador Renato Casagrande (PSB) do comando da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo no início do segundo turno, por barganha política de prefeitos capixabas de direita, vai comandar a Secretaria de Atenção Primária do MS. Já Ethel Maciel, que se destacou nacionalmente durante a pandemia do Covid, vai ocupar a Secretaria de Vigilância de Saúde e Ambiente do MS.

Ehtel Maciel nas redes sociais | Imagem: Twitter

Ethel é graduada em Enfermagem e possui Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Epidemiologia e é professora do Departamento de Enfermagem da UFES. Em um artigo de sua autoria, publicado no portal A Gazeta, Ethel Maciel disse: “Caros leitores e leitoras, este ‘até breve’ é para dizer que aceitei o desafio de compor a equipe do Ministério da Saúde do novo governo e assumir a Secretaria de Vigilância em Saúde, que tem sob sua responsabilidade a vigilância das doenças no Brasil e na qual está localizado o Programa Nacional de Imunização. Sim, estarei agora auxiliando na coordenação das ações de vacinação no Brasil. O desafio é gigantesco depois de tudo que vivenciamos”.

Ao anunciar os nomes, Nísia disse que, quando o assunto é saúde, o país e a sociedade têm pressa. E, para atender aos anseios da população, prometeu fazer uma gestão baseada no trabalho colaborativo, coordenando e articulando com outros ministérios ações estruturantes para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). “Serão tempos difíceis de reconstrução, mas também da necessária inovação. É preciso reconstruir e é preciso olhar os desafios do presente e a visão de um Brasil de Futuro. Esse trabalho só será possível com grande esforço nacional, envolvendo estado e sociedade civil”, finalizou a ministra.

Entre os nomes que, a partir de agora, compõem o novo secretariado do Ministério da Saúde, estão:

– Swedenberger Barbosa: Secretaria Executiva

Nésio Fernandes: Secretaria de Atenção Primária

– Helvécio Magalhães: Secretaria de Atenção Especializada

– Ana Estela Haddad: Secretaria de Informação e Saúde Digital

Ethel Maciel: Secretaria de Vigilância de Saúde e Ambiente

– Ricardo Weibe Tapeba: Secretaria de Saúde Indígena

– Carlos Gadelha: Secretaria de Ciência Tecnologia e Insumos Estratégicos

– Isabela Cardoso: Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde