fbpx
Início > Nésio Fernandes é indicado para ser o secretário de Atenção Primária à Saúde no governo Lula

Nésio Fernandes é indicado para ser o secretário de Atenção Primária à Saúde no governo Lula

Nésio Fernandes | Foto: Arquivo/Sesa

O secretário de Estado da Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), que se encontra em “férias” forçadas desde o início do segundo turno das eleições 2022, foi indicado pelo presidente eleito e diplomado, Luiz Inácio Lula da Silva, para ser o responsável pela a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), do Ministério da Saúde. A escolha de seu nome foi anunciada nesta última quarta-feira (21), logo após Lula ter definido a atual presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, como sua futura ministra da Saúde.

Nésio foi forçado a entrar em “férias” do cargo de secretário estadual da Saúde pelo governador reeleito, Renato Casagrande (PSB), que atendeu a imposição feita por prefeitos bolsonaristas do Espírito Santo. Os dirigentes municipais barganharam o apoio à reeleição à retirada do secretário, que por ser filiado ao PCdoB, foi chamado por eles de “comunista”. Os prefeitos de direita do Estado ainda não concordavam com o fato de Nésio ter se graduado em Medicina em Cuba. Casagrande cedeu e retirou o dirigente do Conass do comando da Secretaria de Estado da Saúde.

A escolha de Nésio para integrar a equipe do governo Lula no Ministério da Saúde não era aguardada, já que o médico que comandou, com sucesso, o combate à pandemia do Covid-19 no Espírito Santo, participou da equipe de transição, em Brasília. A participação de Nésio a frente do SAPS ocorreu após o médico sanitarista e professor da FGV, Adriano Massuda, ter declinado do convite para assumir a Secretaria. O secretário em “férias” da Secretaria estadual de Saúde capixaba tem especialização em Medicina Preventiva e Social e em Administração em Saúde.