A edição do Diário Oficial do Espírito Santo desta quarta-feira (28) trouxe o resumo do Decreto 2.249-S, assinado na véspera (terça-feira, 27) pelo governador Renato Casagrande (PSB), onde anuncia que exonerou, a pedido, a pedido, Nésio Fernandes de Medeiros, do cargo de secretário de Estado da Saúde (Sesa). A exoneração ocorreu três dias antes do fim da atual gestão de Casagrande, que será reempossado no cargo neste domingo (1º) em mais um mandato eletivo de quatro anos.
Nésio estava de “férias” do cargo desde o início do segundo turno das eleições 2022, por exigência de prefeitos capixabas que sinalizaram o apoio ao então candidato Casagrande em troca da retirada de Nésio Fernandes. Os dirigentes municipais conservadores chamavam o então secretário da Saúde de comunista, por ser filiado ao PCdoB. Os prefeitos de direita, incluindo um da Grande Vitória, alegavam que não concordavam com o fato de Nésio ter se graduado em Medicina em Cuba. Casagrande cedeu e retirou o secretário através da concessão de “férias”. Nésio é o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Saúde (Conass).
A exoneração não muda a indicação feita pelo presidente eleito e diplomado, Luiz Inácio Lula da Silva, para que ele assuma já no início da próxima semana as novas funções no Ministério da Saúde. Nésio vai ser o responsável pela a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), do Ministério da Saúde. A escolha de seu nome foi anunciada na última semana, logo após Lula ter definido a atual presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, vai assumir neste domingo o cargo de ministra da Saúde.
Quem é Nésio Fernandes
De acordo com a Sesa, Nésio Fernandes de Medeiros Junior, é médico sanitarista, especialista em Medicina Preventiva e Social e em Administração em Saúde, titulado e certificado pela Associação Médica Brasileira e pela Associação Brasileira de Medicina Preventiva e Administração em Saúde. Foi Presidente da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (TO); médico da Estratégia da Saúde da Família; clínico geral no Hospital Regional de Paraíso e secretário municipal da Saúde de Palmas (TO).
Possui quatro pós-graduações: uma pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e três pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Integrou o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) como membro de Câmaras Técnicas e Grupos de Trabalho. Durante sua gestão em Palmas, intensificou o processo de incorporação de tecnologias da informação na atenção especializada, básica e na vigilância em saúde. Obteve reconhecimento da Organização Mundial de Saúde por sua atuação na gestão da atenção à saúde e na hanseníase.
Em Palmas, levou a atenção básica a uma cobertura de 100%, e descentralizou para os bairros serviços de sete especialidades médicas e multifuncionais por meio do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF). Também implantou o Consultório na Rua e inaugurou centros de referências de alto padrão e excelência. Os serviços de urgência e emergência da capital, Unidades de Pronto-Atendimentos (UPAs) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) tornaram-se referências nacionais.
Promotor de processos de inovação de ambientes produtivos em saúde e militante do movimento “software livre”, atua principalmente nos seguintes temas: ciência, tecnologia e inovação em saúde, formação médica, educação permanente em saúde, gestão da saúde e hansenologia.