Nessa Quarta-Feira de Cinzas (14), quando se tem o início do período da Quaresma, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) dará a Campanha da Fraternidade 2024. O ano de 2024 marca os 60 anos de mobilização da Campanha da Fraternidade em todo o Brasil. Neste ano o tema será “Fraternidade e amizade social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs.”
Segundo a CNBB, tanto o tema quanto o lema foram escolhidos pelo Conselho Permanente da entidade em novembro de 2022. De acordo com o bispo auxiliar da arquidiocese de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, o tema e o lema da Campanha da Fraternidade 2024 refletem a preocupação do episcopado brasileiro em aprofundar a fraternidade como contraponto ao processo de divisão, ódio, guerras e indiferença que tem marcado a sociedade brasileira e o mundo.
Cartaz
O cartaz, criado pelos jovens de Brasília (DF) Samuel Sales e Wanderley Santana, apresenta o cenário da comunidade como uma casa, espaço onde acolhe-se os irmãos e irmãs para a partilha do alimento e da vida. A mesa, ao redor da qual todos se encontram – indígenas, negros, brancos, homens, mulheres, gestante, crianças, jovens, cadeirante, adultos e idosos – remete ao sacramento da amizade de Deus com a humanidade.
O símbolo maior da comunidade é a celebração da fé ao redor de uma mesa, com pão, vinho e fraternidade. Os alimentos na mesa, típicos da dieta mediterrânica, recordam as refeições de Jesus. As janelas apontam uma casa aberta aos desafios do mundo e da realidade.
O que é a Campanha da Fraternidade
A Campanha da Fraternidade nasceu por iniciativa de Dom Eugênio de Araújo Sales, em Nísia Floresta, Arquidiocese de Natal, RN, como expressão da caridade e da solidariedade em favor da dignidade da pessoa humana, dos filhos e filhas de Deus. Assumida pelas Igrejas Particulares da Igreja no Brasil, a Campanha da Fraternidade tornou-se expressão de comunhão, conversão e partilha.
A Campanha da Fraternidade tem hoje os seguintes objetivos permanentes:
- 1 – Despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum;
- 2 – Educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho;
- 3 – Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária (todos devem evangelizar e todos devem sustentar a ação evangelizadora e libertadora da Igreja)”.
A primeira Campanha surgiu em 1964, ano em que os militares brasileiros, com o apoio do governo dos Estados Unidos, deram um golpe de Estado e implantaram uma ditadura militar. Essa primeira Campanha teve cmo tema a “Igreja em Renovação”, e como lema: “Lembre-se: você também é Igreja.”