Segundo nota da empresa de aço mexicana, que atua nas dependências da antiga Cofavi, a Simec Cariacica vem se empenhando com “compromisso, desenvolvimento e a qualidade de vida. Toda a produção de aço da empresa vem do uso de ferro reciclado, muito desses proveniente de catadores, que sobrevivem com essa atividade

Indispensável para o desenvolvimento, o bem-estar e a qualidade de vida, o aço está presente em tudo o que está à nossa volta: na nossa casa, nas ruas, nos transportes, nos hospitais, nos supermercados, na geração de energia e no celular que utilizamos para nos conectar e informar. No Espírito Santo, a Simec Cariacica, na comemoração do Dia Nacional do Aço (9 de abril), reforça o seu compromisso com a produção de aço de qualidade aliada ao cuidado com empregados, comunidades e meio ambiente.
A unidade de aços longos do Grupo Simec localizada em Jardim América gera 950 empregos diretos e indiretos e é a maior recicladora de sucata de aço do Espírito Santo, sendo responsável por absorver cerca de 70% do que é gerado no Estado. “Temos como missão produzir e fornecer aço de qualidade e de forma competitiva, gerando renda, emprego, desenvolvimento local e qualidade de vida.
E tudo começa com a absorção da sucata de aço, evitando que geladeiras, aparelhos de TV e tantos outros equipamentos usados sejam descartados de forma indevida no meio ambiente”, afirma o gerente de Segurança, Saúde e Meio Ambiente da Simec Cariacica, Dante Kegele.
O aço, destaca ele, pode ser reutilizado inúmeras vezes sem perder qualidade, uma capacidade de transformação que só traz benefícios para o meio ambiente e contribui de forma efetiva para o desenvolvimento. A empresa tem como principais clientes os segmentos automotivo, de energia, construção mecânica e construção civil, e conta com capacidade anual de produção de 600 mil toneladas de tarugo e 450 mil toneladas de barras chatas e redondas, perfis leves e médios, vergalhões, lâminas para cortes de rochas ornamentais e cantoneiras.
Controles ambientais
Com foco na produção de aço com processos operacionais eficientes e de forma equilibrada com o meio ambiente, a qualidade de vida e respeitando as comunidades vizinhas, a empresa possui diversas iniciativas para minimizar os impactos das suas atividades. Entre elas estão canhão de névoa, Sistema de Despoeiramento, umectação de vias, aspersores para qualidade do ar, barreiras termoacústicas e Programa Ar Limpo.
O canhão de névoa é um equipamento que projeta uma cortina de partículas de água com a função de suprimir a poeira em suspensão. São, ao todo, duas máquinas, que ficam posicionadas em pontos estratégicos de acordo com a necessidade. Cada uma delas tem capacidade de atingir um raio de até 80 metros.
O Sistema de Despoeiramento tem a missão de filtrar os gases gerados nos processos de produção da Aciaria e recebeu nos últimos anos mais de R$ 25 milhões em investimentos. Já o Programa Ar Limpo é uma ação voltada para a fiscalização dos caminhões que fornecem sucata de aço para a Simec Cariacica e que consiste na medição do nível de monóxido de carbono emitido pelos veículos.
A umectação das vias internas não pavimentadas é outra iniciativa, realizada diariamente e de forma contínua por caminhões-pipa e utiliza água de reuso. Nas vias internas pavimentadas é feita varrição mecânica, e nos pátios de estocagem e beneficiamento de coprodutos são usados aspersores para reduzir os efeitos do material particulado na movimentação de materiais.
Há também a atenção para evitar a propagação do ruído para áreas externas. Por isso, a Simec Cariacica utiliza telhas termoacústicas nos galpões e instaladas no muro em toda a lateral da avenida Espírito Santo, em Jardim América, criando uma barreira para os ruídos. A unidade conta ainda com um cinturão verde de mais de 560 mil metros quadrados, formado por espécies como eucalipto, leucena, oiti, aroeira, bambu e casuarina, e que recebe novos plantios constantemente.
O compromisso com a qualidade, a segurança, a saúde e as pessoas são atestadas por três certificações: ISO 9001, relacionada ao Sistema de Gestão da Qualidade; ISO 14001, ligada ao Sistema de Gestão Ambiental; e ISO 45001, de Sistemas de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional. O Grupo Simec, além do Espírito Santo, atua em São Paulo (Pindamonhangaba) e em Minas Gerais (Itaúna), somando dez anos de Brasil. No exterior, está presente no México, seu país de nascimento; nos Estados Unidos e no Canadá.