fbpx
Início > Nesta quinta (12) haverá a Marcha contra a Privatização dos Parques Naturais do ES

Nesta quinta (12) haverá a Marcha contra a Privatização dos Parques Naturais do ES


O evento será no Centro Histórico de Vitória (ES) a partir das 16h. “Vamos convidar amigos, parentes, vizinhos. Nossa marcha precisa ser forte e robusta para contrapormos à insanidade do governo do Espírito Santo”, pedem os organizadores da Marcha contra a Privatização dos Parques Naturais do Espírito Santo


Nesta quinta (12) haverá a Marcha contra a Privatização dos Parques Naturais do ES | Imagens: Divulgação/Setur e organizadores da marcha

Nesta quinta-feira (12) a população capixaba está sendo convidada para defender as Unidades de Conservação, os chamados parques públicos estaduais, da ameaça de privatização que está sendo promovida pelo atual Governo estadual. Para isso vai ocorrer a Marcha contra a Privatização dos Parques Naturais do Espírito Santo, que fará concentração na Praça Oito de Setembro, no Centro Histórico de Vitória (ES) e terá como destino o Palácio Anchieta.

A marcha está sendo organizada pelo Movimento de Defesa das Unidades de Conservação do Espírito Santo, entidade que reúne as maiores autoridades em biologia e meio-ambiente do Estado, além de participação ampla de representantes da sociedade capixaba. O intuito é parar a privatização, proposta pelo governador Renato Casagrande (PSB) em conjunto com o presidente estadual do partido União Brasil, atual ocupante do cargo de secretário de Estado do Meio Ambiente, Felipe Rigoni.

Segundo os organizadores, o ato no Centro de Vitória nesta quinta-feira contará com a participação maciça dos estudantes universitários da Ufes, que são contrários à privatização das Unidades de Conservação | Imagem: MDUCES

Senador Contarato deu seu posicionamento sobre a privatização

O Movimento de Defesa das Unidades de Conservação do Espírito Santo já conta com o apoio irrestrito das deputadas estaduais Iriny Lopes (PT) e Camila Valadão (PSOL), mas faltava o senador Fabiano Contarato. O deputado estadual João Coser (PT) é representado no movimento pela sua assessoria. Apesar de constantes solicitações do Movimento em Defesa das Unidades de Conservação do Espírito Santo, há mais de um mês, Contarato, ainda não havia dado o seu posicionamento sobre a privatização que o atual governador Renato Casagrande (PSB) e o presidente estadual do União Brasil estão preparando contra o interesse da população capixaba.

No início do último final de semana, Contarato acabou se posicionou a respeito da privatização e divulgou o que pensa sobre a privatização dos parques públicos estaduais. Leia a seguir a íntegra da nota enviada pela sua assessoria:

  • “O senador Fabiano Contarato está atento ao debate sobre as Unidades de Conservação do Espírito Santo. A equipe do mandato integra o grupo de discussão criado pela sociedade civil organizada e ambientalistas para aprofundar o tema. Reforçamos que o mandato do senador está de portas abertas para dialogar com movimentos sociais, especialistas e demais interessados, reafirmando nosso compromisso com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável.”

O presidente estadual do União Brasil, Felipe Rigoni, como ocupante do cargo comissionado de secretário de Estado, tem procurado combater o termo privatização e opta em usar uma denominação maios branda, chamando a entrega dos parques ´públicos para empresários lucrarem de “concessão”, que nada mais é do que a privatização de um espaço público por um tempo determinado.

No caso, o projeto de entrega das unidades de conservação para a exploração para empresários, com o intuito de extrair lucro, a proposta de Casagrande e de Rigoni é pelo prazo de 35 anos, renováveis por mais 35 anos. Ou seja, o empresário que for explorar vai ter as unidades de conservação por 70 anos.

De acordo com os organizadores do evento, o maior incentivador da privatização é Felipe Rigoni, o político que comanda o Meio Ambiente e o partido União Brasil no Estado | Imagem: Movimento de Defesa das Unidades de Conservação do ES

Prejuízos que a privatização trará para as Unidades de Conservação

Saiba quais são os prejuízos que a privatização que o atual Governo estadual está trazendo para as Unidades de Conservação do Espírito Santo, apenas para proporcionar lucro aos empresários que irão se apropriar do bem de uso da população capixaba por 35 anos, renováveis para mais 35 anos.

No vídeo publicado no YouTube, a seguir, está a palestra do professor da Ufes e uma das maiores autoridades estaduais em meio-ambiente, Hugo Cavaca. Assista na íntegra a palestra realizada no Auditório IC2 – CCHN Ufes no último dia 8 de dezembro:

Serviço:

Marcha contra a Privatização dos Parques Naturais do Espírito Santo:

Dia 12/12 (quinta-feira) às 16:00h

Concentração: Praça 8 (Centro Histórico de Vitória)

Destino: Palácio Anchieta

Instagram do Movimento de Defesa das Unidades de Conservação ES:

@movimentopelasu