A formatura de turma de cuidadores de idosos, que realizaram o curso pelo projeto Qualifica Trans, promovido pela Associação Grupo Orgulho Liberdade e Dignidade (Gold) em parceria com o MPT-ES, ocorre nesta sexta-feira (20) no Senac, na Avenida Beira-Mar, em Bento Ferreira, Vitória (ES)
Doze pessoas trans e travestis receberão o diploma de cuidador de idosos, nesta sexta-feira (20), às 19h, durante a formatura do curso do Projeto Qualifica Trans. A turma é integrante desse projeto foi qualificada profissionalmente pela Associação Grupo Orgulho Liberdade e Dignidade (Gold) em parceria com o Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES). O evento acontecerá no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Vitória e a capacitação foi exclusiva para pessoas transexuais e travestis residentes na Grande Vitória.
O curso teve carga horária de 160h e os participantes receberam passagem, lanche, material de estudos e uma bolsa mensal no valor de R$ 149,00. Além do diploma, todos receberão jaleco com o nome bordado, cartão de visita e currículo profissional.
“Ações como essa são muito importantes, pois, proporcionam novas perspectivas de futuro, para que esta população não tenha apenas a opção da prostituição como fonte de renda.”, destacou o presidente da Gold, Diego Herzog.
Qualifica Trans
A Gold firmou um acordo de cooperação técnica com o MPT com o objetivo de promover os direitos fundamentais dessa comunidade, em especial, garantir a dignidade e cidadania das pessoas que se encontram em situação maior de vulnerabilidade social, tais como as pessoas trans e travestis e as pessoas em situação de rua.
O QualificaTrans vai ao encontro dos objetivos do Projeto Estratégico Nacional Empregabilidade LGBTQIPN+, executado no âmbito da Coordenadoria de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade).
“As pessoas LGBTQIAPN+ sempre foram excluídas do mercado formal de trabalho, principalmente a população trans. As ações de qualificação profissional são essenciais para mudarmos esse cenário, pois buscam garantir a inserção dessa população historicamente marginalizada e, assim, promover a igualdade de oportunidades para todas as pessoas e a diversidade no ambiente de trabalho.”, esclareceu a procuradora do Trabalho e vice-titular nacional da Coordigualdade, Fernanda Barreto Naves.
Serviço:
Evento: Formatura de turma de cuidadores de idosos
Data: 20 de setembro (sexta-feira)
Horário: 19h
Endereço: Senac, Avenida Beira-Mar, 2077, Bento Ferreira, Vitória (ES)