fbpx
Início > Neto Barros ultrapassa Lastênio Cardoso e lidera pesquisas para prefeito em Baixo Guandu

Neto Barros ultrapassa Lastênio Cardoso e lidera pesquisas para prefeito em Baixo Guandu


Na pesquisa estimulada, Neto Barros lidera em Baixo Guandu, com 45%. Em segundo lugar está o atual prefeito Lastênio, com 39%. Em terceiro lugar ficou o candidato Saulo, com 4%


Neto Barros ultrapassa Lastênio Cardoso e lidera pesquisas para prefeito em Baixo Guandu | Fotos: Divulgação

O ex-prefeito Neto Barros (PP) ultrapassou Lastenio Cardoso (MDB) nas pesquisas de intenção de voto em Baixo Guandu e lidera com 32% na espontânea contra 27% de Lastênio e 1,7% de Saulo Bussolar (PL). Não souberam responder ou não sabem somam 23%.

Já na estimulada, Neto Barros lidera com 45% contra 39% de Lastênio e 4% de Saulo. Neto Barros tenta o terceiro mandato a prefeito. Saulo é candidato a prefeito pela segunda vez consecutiva e Lastênio está no terceiro mandato.

Pesquisa estimulada

Pesquisa

Os resultados da pesquisa são do Instituto FLEX Consultoria & Pesquisas, realizada entre os dias 1º e dois de Setembro com 400 entrevistados. Os resultados apontam que Neto Barros se consolidou como o nome preferido pela população após duas gestões reconhecidamente aprovadas, seguidas com importante marca de ter parado a linha do trem da Vale para conquistar direitos para a população após crime ambiental da Samarco.

Apesar do governo do estado ter investido mais de 22 milhões em Guandu entre os anos de 2021 e 2023, sendo grande parte em obras asfálticas, Lastênio Cardoso vem desgastado entre os usuários dos serviços básicos de saúde, por causa das precárias condições de instalações de creches quando foi denunciado e por ter aumentado o próprio salário, de R$ 12 para 23 mil reais, enquanto paga baixíssimos salários aos servidores concursados. Com isso, o atual prefeito de Baixo Guandu é o prefeito com o maior salário dos 78 municípios do Espírito Santo.

Pesquisa espontânea

Perca da capacidade de investimento

“Guandu perdeu liderança, ninguém mais respeita o prefeito, pois não tem compostura, e a prefeitura perdeu importantes conquistas, como o novo hospital que foi para Colatina. Antes, a metade dos investimentos era da prefeitura, hoje perdemos capacidade de investimento. Ficamos totalmente dependentes do governo estadual. Ainda bem que temos o governador Casagrande. Mesmo com a arrecadação altíssima que deixamos, a população está abandonada. Não tem saúde, educação e as estradas rurais estão precárias, a prefeitura não investe mais em turismo e a economia perdeu 50% das vendas nos últimos meses”, falou Neto Barros.

Lastênio tenta a reeleição e tem o apoio do deputado estadual, Dary Pagung, que na última eleição teve 4.692 votos conquistando o 5º mandato na Assembleia Legislativa.

Ainda de acordo com a pesquisa, Saulo Bussolar é quem tem a maior rejeição, com 26%. Já Lastênio é o 2º com 19% e em seguida vem Neto com 12%.

Serviço:

Pesquisa realizada pelo Instituto Flex Consultoria & Pesquisa, no dia 2 de setembro de 2024, em Baixo Guandu (ES) e registrada na Justiça Eleitoral sob o número ES-00735/2024, com margem de erro de 5 pontos percentuais para mais ou para menos.