fbpx
Início > Nível do Rio Doce recua 30 centímetros e Defesa Civil continua o resgate de famílias nesta sexta-feira (14)

Nível do Rio Doce recua 30 centímetros e Defesa Civil continua o resgate de famílias nesta sexta-feira (14)

O Rio Doce, afetado pelas fortes chuvas em Minas Gerais, começa e reduzir o volume de água em seu leito | Foto: Prefeitura de Linhares

Conforme o que havia sido previsto pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), o leito do Doce estabilizou e voltou a recusar. Segundo a Prefeitura de Linhares (PML), o nível do rio recuou mais 30 centímetros até a manhã desta sexta-feira (14) e está com a cota de inundação de 5,60 metros. Conforme a Defesa Civil Municipal de Linhares, nesta quinta-feira (14) foram resgatadas 40 famílias na comunidade do Olaria e região de Povoação, e a previsão para hoje é o resgate de pelo menos mais cinco. A tendência é que o volume do rio continue caindo nas próximas horas.

Das 40 famílias, 19 delas estão desabrigadas e 21 desalojadas. Os moradores foram resgatados pela Defesa Civil, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros, com o apoio do helicóptero do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Secretaria da Casa Militar (Notaer).

Desabrigados

O município conta com dois pontos de acolhimento aos moradores atingidos com a cheia do Rio Doce: o ginásio poliesportivo do bairro Conceição, onde 13 famílias são acolhidas, e o ginásio poliesportivo do bairro Araçá, local em que se encontram outras seis famílias.

Todos os desabrigados acolhidos pelo Município são assistidos pelas equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social. Elas recebem atendimento em saúde e psicológico, alimentação e produtos de higiene pessoal. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde está atualizando a carteira de vacinação da Covid-19 e da Gripe dos desabrigados, além de testes para detectar o novo coronavírus.

Duas estradas que dão acesso ao distrito de Povoação continuam interditadas, assim como a estrada que dá acesso a Barro Novo, em Brejo Grande, na região do Pontal do Ipiranga.

Plantão 24 horas

A população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone do Plantão 24 horas: telefone (27) 99983 5661. Os chamados também podem ser feitos pelo 153, da Guarda Civil Municipal, e pelo 193 do Corpo de Bombeiros.