
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta última segunda-feira (5), data em que foi celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, que o governo federal vai lançar um novo plano de segurança para a Amazônia, em parceria com os governos estaduais. As informações são da Agência Brasil.
São medidas para combater crimes como grilagem de terras públicas, atividades ilegais de garimpo, extração de madeira, mineração, além de caça e pesca em territórios indígenas, áreas de proteção ambiental e no bioma como um todo.
“Esses crimes que degradam o meio ambiente são alimentados e, ao mesmo tempo, alimentam um verdadeiro ecossistema criminal. É o tráfico de drogas, de armas e de pessoas, a lavagem de dinheiro, o trabalho escravo, os assassinatos por encomenda e a exploração sexual de crianças e adolescentes”, destacou Lula, durante discurso em evento no Palácio do Planalto. A ação foi chamada pelo presidente de Plano Amazônia: Preservação e Soberania.
Ações a serem realizadas
Entre as ações que serão realizadas, o presidente citou a criação da Companhia de Operações Ambientais da Força Nacional de Segurança Pública, a instalação de bases fluviais e terrestres integradas para o fortalecimento dos serviços de segurança pública na região, construção ou reforma de postos policiais, além de quarteis e delegacias em pontos estratégicos.
O plano prevê também aparelhamento e modernização de meios e infraestrutura dos órgãos de segurança pública que atuam na Amazônia Legal, a implantação do Centro de Cooperação Policial Internacional para a proteção da Amazônia e de centros integrados de comando e controle, “com ênfase em inteligência integrada”.
Outros pontos mencionados incluem a ampliação e modernização dos meios navais que patrulham os rios da Amazônia, a modernização da rede de Capitanias, delegacias e agências da autoridade marítima, suporte dos pelotões da fronteira, aumento de operações na Amazônia, aquisição e modernização de sistemas aeroespaciais e de equipamentos logísticos para as Forças Armadas. O presidente não informou quando as medidas começarão a ser implementadas.
No Espírito Santo
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais ( APAE) da Serra (ES) dedicou o Dia Mundial do Meio Ambiente para divulgar as ações de educação ambiental que já vem promovendo, que contribui para a promoção da autoestima e socialização dos usuários. E acrescentou que essas atividades em prol do meio ambiente ainda contribui para auxiliar na formação das crianças excepcionais com valores sociais e ambientais, “promovendo o respeito ao meio ambiente e a sustentabilidade no uso dos recursos naturais, estimulando a proteção e preservação da natureza.”
A APAE da Serra conclamou nessa data especial que todas as pessoas façam a sua parte, adotando alguns hábitos que pode contribuir com o meio ambiente:
- ➡ Evite o desperdício de água;
- ➡ Faça a coleta seletiva do lixo e dê o destino correto aos resíduos. Não jogue lixo nas ruas, rios e oceanos;
- ➡ Recicle ou reaproveite tudo o que puder;
- ➡ Não desperdice energia elétrica: desligue aparelhos, verifique sobrecargas e apague as luzes quando sair de algum ambiente;
- ➡ Tenha amor e respeito pela natureza;
- ➡ Opte por meios de transporte não poluentes sempre que possível.
Batalhão da Polícia Militar Ambiental capixaba
Em comemoração ao Dia Nacional do Meio Ambiente, neste último 5 de junho, o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) realizou a formatura do Programa Educacional de Formação de Agentes Ambientais Sustentáveis (PROEFAS). O evento aconteceu nas dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Terfina Rocha Ferreira, no bairro Itacibá, Cariacica.
O PROEFAS é um programa educacional estabelecido pelo BPMA e aplicável aos alunos do 5º ano do ensino fundamental, em que eles aprendem os conhecimentos sobre a fauna e flora do do Espírito Santo, noções de conservação, manejo ambiental sustentável e noções de legislação ambiental.
A aplicação do programa consiste em quatro encontros em sala de aula que tratam sobre quatro temas (água, flora, fauna e resíduos sólidos), uma aula de campo fora do ambiente escolar e uma formatura. A programação possui material didático completo, com cartilhas educativas, camisas e músicas lúdicas autorais para cada tema, como forma de fortalecer na fixação do conteúdo.