No litoral paulista desde o último dia 17 e onde pretende passar o Natal e réveillon, o presidente Jair Bolsonaro (PL) foi provocado com os gritos de Lula 2022 neste último domingo (19), em Praia Grande (SP), enquanto concedia entrevista exclusiva à bolsonarista Rede SBT. No vídeo postado no Twitter, é ´´possível ver que Bolsonaro olhou assustado no momento em que um grupo gritou o nome do líder na disputada presencial do ano que vem, mas fingiu nada ter ouvido e continuou falando à reportagem do SBT. Um acompanhante ao lado deu um sorriso na hora do grito.
Neste domingo a imprensa nacional destacou que voltaram a viralizar nas redes sociais os vídeos de Bolsonaro elogiando Lula, e dizendo que votou nele para presidente, por ser honesto e por trazer esperanças ao Brasil. No litoral paulista, o atual presidente tem se dedicado a fazer viagens nas cidades próximas, como Guarujá e Santos, onde se reúne com apoiadores.
Anvisa na mira
Como de hábito, as suas conversas com apoiadores no litoral paulista têm sido de expressar o seu negacionismo com a vacina e, agora, o seu alvo predileto é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Na manhã deste domingo em Guarujá, que fica cerca de 40 minutos de carro de Santos, ele usou a expressão “inacreditável” para se referir à liberação de vacinas contra Covid para crianças de 5 a 11 anos com o imunizante Pfizer.
A vacinação para crianças é recomendada pelas maiores autoridades mundiais, já adotada nos Estados Unidos e parte da Europa, mas o negacionismo de Bolsonaro é crônico. Na conversa com apoiadores ele acrescentou que para o governo federal, a imunização dos pequenos só poderá ser feita com autorização dos pais e receita médica.