Os 1,4 mil ônibus do sistema Transcol estão circulando normalmente na manhã desta quinta-feira (18) lotados e com passageiros sem máscaras, inclusive os ônibus com janelas lacradas e com ar condicionado. Muita reclamação foi verificada nesta manhã nos terminais por causa da superlotação. No terminal de Jardim América, às 6h30, a superlotação era a de sempre. Nenhum sinal de que o Espírito Santo se encontra em um estado de guerra contra o Covid-19, conforme expressão utilizada pelo governador Renato Casagrande.
Curiosamente, ainda nesta manhã, o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), Fábio Damasceno, faltou com a verdade e disse à imprensa que “a lotação no sistema Transcol reduziu 60% no primeiro dia da quarentena”. Talvez o secretário tenha dito uma inverdade porque não tenha saído de casa ainda ou o seu veículo oficial não tenha ido até um terminal do sistema Transcol.
Superlotação visível
A superlotação além de ser vista nos terminais, pode ser presenciada por qualquer pessoa nos ônibus superlotados que estão circulando pela Grande Vitória. A situação é mais tensa ainda quando os ônibus vem dos bairros para os terminais. Por volta das 6h desta quinta-feira foi presenciado quase todos os ônibus que vinham dos bairros Padre Gabriel, Vale Esperança, Bela Aurora e Caçaroca, em direção ao Terminal de Jardim América com dezenas de passageiros em pé espremidos uns aos outrtos.
Exatamente um ano atrás, quando a primeira onda do Covid-19 não foi tão avassaladora quando a atual segunda onda, em número de internações e de mortes, o Governo do Estado havia proibido a circulação dos ônibus com janelas lacradas e ar condicionado. Agora, na pior fase da contaminação pelo Covid-19 esses ônibus, sem janelas, estão circulando normalmente e super lotados.