fbpx
Início > Nove governadores do NE condenam atos antidemocráticos preparados por PMs em 7 de setembro

Nove governadores do NE condenam atos antidemocráticos preparados por PMs em 7 de setembro

Após se reunirem, os governadores do Piauí, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe divulgaram Carta afirmando que os policiais estaduais somente “cumprirão a missão de proteger a ordem pública”

Governadores do Nordeste estão unidos em defesa da democracia e combatem ameaça de PMs bolsonaristas | Foto: Divulgação

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB) foi o primeiro a tornar pública a Carta, logo após a reunião do Fórum de Governadores do Nordeste, que ocorreu em Natal (RN) nesta última quarta-feira (25). Através de sua assessoria de imprensa, Dino disse que que não poderá proibir, como pessoa física, qualquer policial de participar das manifestações. Mas, fez a advertência que convocações feitas através de agentes públicos com farda da PM, e em nome das forças policiais estaduais, não serão toleradas porque “ferem a Constituição”.

“Os governadores do Nordeste, reunidos em Natal (RN), nesta data, conclamam a sociedade e as instituições a uma atitude firme em defesa da legalidade e da paz. Somente assim o Brasil terá condições de combater a inflação, o desemprego e a pobreza, que crescem nos lares das famílias da nossa Nação. Reafirmamos que as instituições estaduais cumprirão a missão de proteger a ordem pública e, por isso mesmo, não participarão que qualquer ação que esteja fora da Constituição. Não permitiremos que atos irresponsáveis tumultuem o Brasil”, diz a Carta.

Íntegra da carta assinada por 9 governadores do Nordeste contra os atos antidemocráticos programados para 7/9 | Reprodução