Espaço otimiza uso de áreas do hospital e garante ambiente adequado e moderno para assistência e ensino
Está em funcionamento no Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam-Ufes) o novo centro cirúrgico ambulatorial, uma área de 811 metros quadrados no segundo andar do Ambulatório Multirreferenciado I da instituição. No local, estão sendo realizadas cirurgias plásticas reparadoras e cirurgias da área de Urologia e já estão sendo planejados atendimentos de outras especialidades. O Hucam-Ufes é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
A enfermeira Laís Rubert Machado, que está na coordenação do centro cirúrgico ambulatorial, explicou que já estão em atividade duas salas cirúrgicas, de um total de quatro salas, todas equipadas e com tamanhos que variam de 25 a 32 metros quadrados. O espaço tem ainda seis leitos de recuperação pós-anestésica, três leitos de indução anestésica, sala de espera, além das salas de apoio – áreas para enfermagem, vestuários masculino e feminino, sala de estudos, recepção e farmácia-satélite.
Segundo ela, as atividades começaram no dia 30 de outubro com cirurgias urológicas e, no começo deste mês, foi a vez das cirurgias plásticas. Em breve, o centro cirúrgico vai receber pacientes para aplicação de um medicamento oftalmológico chamado Avastim, que depende de ambiente cirúrgico. O centro oftalmológico do Hucam funciona no primeiro andar do Ambulatório Multirreferenciado.
“Este novo centro cirúrgico oferece um ambiente adequado e modernizado para estes procedimentos”, explicou Laís Machado, que coordenou a ocupação do espaço, a abertura de duas salas cirúrgicas e participa do planejamento futuro para as atividades no local. “É um centro cirúrgico ambulatorial com toda a estrutura de um centro cirúrgico hospitalar”, explicou a enfermeira. Segundo ela, o local redistribui as atividades entre as áreas cirúrgicas, otimizando o uso de áreas no hospital para estes procedimentos.
Atuando no Hucam desde 2014, Laís explica que, além dos ganhos para a pacientes e para os servidores, o novo espaço atende a uma das demandas do hospital universitário, por propiciar um ambiente adequado para o ensino. “O novo centro cirúrgico atende todas as normas de fluxos e processos. Uma estrutura física própria propicia a realização destas atividades assistenciais e de ensino dentro das normas e práticas recomendadas pela Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização”, detalhou.
Sobre a Ebserh
O Hucam-Ufes faz parte da Rede Ebserh desde abril de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.