O Portal do Príncipe começou a ser idealizado no governo anterior do atual governador Renato Casagrande (PSB), mais precisamente a partir de novembro de 2011, quando foi definida a desapropriação de 14 prédios que ficavam na margem esquerda da Avenida Alexandre Buaiz, quando foram gastos R$ 14 milhões em desapropriações. O início da obra não ocorreu no governo do ex-governador Paulo Hartung (MDB), tendo começado efetivamente em 4 de agosto do ano passado, com a estimativa de gastos de R$ 42.688.800,00, para ser executada em 18 meses.
Neste último sábado (17) o governador Casagrande foi visitar as obras e anunciou a abertura para trânsito de veículos do novo retorno da Avenida Alexandre Buaiz e da nova saída do Porto de Vitória, na região da Ilha do Príncipe, a partir deste domingo (18). A promessa não tinha sido cumprida até o meio-dia deste domingo. O Portal do Príncipe , “Em outubro, vamos liberar toda a obra que mudará a mobilidade para quem acessa a Capital vindo de Cariacica e Vila Velha”, afirmou o governador durante a visita deste sábado.
A nova rua paralela à Avenida Alexandre Buaiz, que tem o nome de Rua Beresford Martins Moreira, é somente para o retorno de quem vem da Segunda Ponte ou de Santo Antônio. O fluxo pesado vai continuar nas duas pistas da Avenida Alexandre Buaiz. O problema maior será de quem vem de Vila Velha através das Cinco Pontes e quiser ir para Santo Antônio ou para a rodoviária. Não poderá mais usar a ponte seca no Mercado da Vila Rubim, já que o governador anunciou que a antiga ponte será de uso exclusivo dos caminhões que estiverem saindo da área de propriedade da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa).
Ponte Seca será de uso exclusivo da Codesa
Os caminhões que saem do porto podem acessar a Ponte Seca de forma exclusiva. A avenida foi toda concretada para suportar o peso dos veículos”, disse o governador na sua visita às obras neste sábado. Já as comunidades vizinhas terão mais uma área de lazer, qualificando assim essa região”, prosseguiu o governador.
Entre uma rodovia e outra, apesar do alto fluxo de trânsito, foram construídas nesse espaço interno novas calçadas e ciclovias; urbanização de áreas remanescentes, com a implantação de quadras poliesportivas, pista de skate, áreas de lazer, parquinho, academia ao ar livre, bicicletário e uma nova urbanização. Para acessar essa área de lazer os moradores do entorno terão de atravessar a pista do trânsito intenso.
Os motoristas que serão beneficiados, caso desejem ir para Santo Antônio ou contornar a Ilha de Vitória através da Avenida Serafim Derenzi, serão os que vierem de Cariacica ou Vila Velha através da Segunda Ponte. Esses terão um novo acesso que as obras já concluídas do Portal do Príncipe beneficiaram, uma vez que logo no final da descida da ponte há um retorno à esquerda, que permite encurtar caminho e ir para Santo Antônio.