fbpx
Início > Novos estudantes estrangeiros são recebidos pela Ufes para o semestre letivo 2022/2

Novos estudantes estrangeiros são recebidos pela Ufes para o semestre letivo 2022/2

Recepção aos estudantes estrangeiros | Foto: Divulgação/Ufes

A Ufes recebeu seis novos estudantes estrangeiros, provenientes da Itália, Moçambique e Honduras. A recepção nesta semana através da Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da universidade. Os estudantes cursarão graduação em Letras e em Engenharia da Computação, e pós-graduação em Letras e em Educação. A Ufes tem muitas histórias de estudantes estrangeiros que, ao retornar aos seus países, conseguiram projeção e destaque em suas nações.

Um desses estudantes, que se formou em Economia no início da década de 1980, era filho de um dos maiores produtores rurais da Nicarágua, mas era integrante da cúpula do movimento de origem guerrilheira Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN). Como amigo pessoal do líder da FSLN, o atual presidente nicaraguense Daniel Ortega, mantem atualmente um dos principais cargos governamentais daquele país. Também há a história de um boliviano, cujo pai, na ocasião em que estudava Economia em Vitória, era ministro e amigo do ex-ditador boliviano Luis García Meza. O ex-ditador ia semanalmente a sua casa em La Paz para jogar baralho com seus familiares. Atualmente, este ex-estudante da Ufes é dono de uma das maiores redes de pizzaria em Nova York.

Recepção

A recepção aos estudantes foi realizada na sala de reuniões do Gabinete da Reitoria e teve o objetivo de dar as boas-vindas e apresentar a estrutura da Universidade. A abertura foi realizada pelo chefe da Divisão de Mobilidade da SRI, Thiago do Prado, que falou sobre as estruturas administrativa e acadêmica da Ufes, informando sobre o funcionamento dos serviços e dos setores da instituição, como a própria SRI, bibliotecas, restaurantes, aplicativo Alerta Ufes, bolsas de estudo, cursos de português para estrangeiros e o Plano de Biossegurança da Ufes para prevenção à Covid-19.

Os estudantes também receberam orientações sobre conta bancária, transporte, passe escolar, Polícia Federal, documentos, matrícula, cadastro de pessoa física e segurança, além de informações sobre a cidade de Vitória.

Outro ponto abordado foi o programa Anjo da Ufes, que auxilia os estudantes estrangeiros a se familiarizarem com a rotina da Universidade e com os serviços disponíveis nos municípios onde a Ufes possui campus, bem como com a cultura local. Os anjos, que são estudantes de graduação e de pós-graduação, docentes e servidores técnico-administrativos, também ajudam com orientações sobre restaurantes, transportes e moradia.

Internacionalização

A SRI é o setor da Ufes responsável por formular a política de internacionalização da Universidade e promover a sua atuação internacional. Dentre as suas atribuições, estão o de induzir e consolidar a internacionalização como estratégia de crescimento institucional e de qualificação das atividades acadêmicas; assessorar as diversas unidades acadêmicas da instituição na implementação da cooperação internacional; apoiar docentes, pesquisadores e alunos de instituições estrangeiras em atividades na Ufes; e promover ativamente ações com o objetivo de dar maior visibilidade à Ufes no cenário internacional.