fbpx
Início > Núcleo da Terra mudou de sentido de rotação e pode haver mudanças para a vida terrestre, diz estudo

Núcleo da Terra mudou de sentido de rotação e pode haver mudanças para a vida terrestre, diz estudo


Entre as possíveis consequências apontadas pelo estudo divulgado pela revista científica Nature está a alteração na duração dos dias, mudanças no clima, alteração do campo magnético e no nível do mar e das marés


Núcleo da Terra | Imagem: Johan Swanepoel/SPL/Nature

Um estudo desenvolvido pelos cientistas Yi Yang e Xiaodong Song, do Instituto de Geofísica Teórica e Aplicada da Universidade de Pequim, na China, e publicado na revista cientifica Nature Geoscience no início desta semana aponta que o núcleo da Terra quase parou a sua rotação e passou a ser no sentido contrário à Terra. A consequência, caso seja comprovado, é uma espécie de Apocalipse, com prejuízos para o planeta e a humanidade. Entre esses o encurtamento dos dias por frações de segundos e influência direta na duração dos dias, clima do planeta, campo magnético e no nível do mar das marés.

O núcleo interno da Terra é, de acordo com os cientistas, uma esfera sólida com aproximadamente 1.200 quilômetros de raio formado por um verdadeiro mar de ferro fundido e de outros metais, que fica girando livremente. O núcleo é do tamanho do planeta Plutão. A rotação livre da esfera no interior do planeta funciona como uma espécie de dínamo que gera o campo magnético da Terra. Uma das funções vitais para os seres humanos é a proteção que proporciona à existência da vida, devido a proteção da radiação espacial. No entorno dessa esfera está o manto terrestre, com média de 2.885 quilômetros.

A camada externa gira aproximadamente 1.600 quilômetros por hora, praticamente a mesma velocidade em que girava no mesmo sentido o núcleo há pelo menos 70 anos atrás. Agora, o estudo sinaliza que, além de quase parar a rotação do núcleo, esse passou a girar no sentido contrário, o que poderá vir a proporcionar prejuízos para os seres vivos no planeta. “O núcleo desacelera e começa a girar na direção oposta à crosta”, atesta o estudo.

Exemplos que destacam uma mudança de padrão no núcleo interior do tempo mudanças na última década. . Os dois últimos dígitos dos anos do evento e o tempo estão rotulados à esquerda | Gráfico: Estudo publicado na revista Nature

Duração dos dias terrestres

O estudo traz a possibilidade de desvendar muitos mistérios das profundezas da Terra, como o papel que o núcleo interno desempenha na manutenção do campo magnético do planeta e na velocidade de rotação da Terra – e, portanto, na duração dos dias, diz o documento publicado pela Nature Geoscience. “Mas eles [os resultados] são apenas a última parcela de um longo esforço para explicar a rotação incomum do núcleo interno, e podem não ser a última palavra sobre isso”, acrescenta a publicação.

A pesquisa que fundamentou o estudo foi feita com o uso da sismologia, um método alternativo, já que o acesso do núcleo terrestre pelos humanos é inacessível. Os terremotos geram ondas sísmicas que se propagam pelo interior do planeta, e algumas passam pelo núcleo. Yang e Song analisaram ondas sísmicas de terremotos quase idênticos que atravessaram o núcleo interno da Terra seguindo trajetórias semelhantes desde a década de 1960. Foi isso que levou os cientistas a concluírem que a rotação do núcleo interno “quase parou por volta de 2009 e então girou na direção oposta”.

Yang e Song observaram que as trajetórias anteriores desses eventos sísmicos mostravam variação temporal significativa, sugerindo que a rotação do núcleo interno parou. Eles também descobriram que isso pode estar relacionado a uma reversão da rotação do núcleo interno como parte de uma oscilação de sete décadas. Em entrevista à imprensa internacional, os pesquisadores fizeram a seguinte observação: “Acreditamos que o núcleo interno gira, em relação à superfície da Terra, para frente e para trás, como um balanço.”

Dias menores

Song, em 1996, ainda quando atuava em trabalhos científicos nos Estados Unidos, participou de um outro estudo pioneiro analisou sinais sísmicos e conseguiu comprovar que o núcleo interno da Terra gira mais rápido que a crosta. A confirmação dessa teoria ocorreu em 2005, que foi quando detalhou que o núcleo gira mais uma revolução do que o resto do planeta a cada 900 anos, aproximadamente.

E destacou que a falta de sincronia está relacionada ao fato de que as marés e o progressivo distanciamento da Lua têm diminuído a crosta, o que significa que os dias não têm exatamente 24 horas – 1,4 bilhões de anos atrás, um dia tinha menos de 19 horas de duração. Paralelamente a este fenômeno, os dias têm sido encurtados por frações de segundo durante alguns anos.

Para divulgar o estudo na conceituada revista cientifica, os cientistas analisaram quase 200 terremotos nas Ilhas Sandwich do Sul, um arquipélago inglês que fica no Oceano Atlântico, próximo ao Pólo Sul, entre a década de 1960 e o presente. Mas, as ondas sísmicas, que no local são idênticas, são identificados em estações de medição no Alasca, já próximo ao Polo Norte, com suas ondas ligeiramente fora de sincronia. Essa medição obtém os resultados das ondas após os sinais passarem pelo núcleo terrestre. O Grafitti News oferece aos seus leitores a íntegra do estudo, no idioma inglês, que foi gentilmente cedido ao nosso portal de notícias pela revista científica inglesa Nature, em formato PDF:

Multidecadal-variation-of-the-Earths-inner-core-rotation-Nature

Apresentação do estudo

Na apresentação do estudo, os dois cientistas fizeram o seguinte relato: “Pensa-se que a rotação diferencial do núcleo interior da Terra em relação ao manto ocorre sob os efeitos do geodinamo na dinâmica do núcleo e no acoplamento gravitacional entre o núcleo e o manto. Esta rotação foi inferida a partir de mudanças temporais entre ondas sísmicas repetidas que devem atravessar o mesmo caminho através do núcleo interior”.

“Aqui analisamos ondas sísmicas repetidas do início dos anos 90 e mostramos que todos os caminhos que anteriormente apresentavam alterações temporais significativas exibiram poucas mudanças ao longo da última década. Este padrão globalmente consistente sugere que a rotação do núcleo interior fez recentemente uma pausa. Comparamos este padrão recente com os registos sísmicos das Ilhas Sandwich do Sul do Alasca, que remontam a 1964, e parece estar associado a um recuo gradual do núcleo interior como parte de uma oscilação de aproximadamente sete décadas, com outro ponto de viragem no início da década de 1970”, prosseguem.

“Esta periodicidade multidecadal coincide com alterações em várias outras observações geofísicas, especialmente a duração do dia e o feld magnético. Estas observações fornecem provas de interacções dinâmicas entre as camadas da Terra, desde o interior mais profundo até à superfície, potencialmente devido ao acoplamento gravitacional e à troca de momento angular do núcleo e do manto até à superfície”, conclui a apresentação do documento.