Com a morte da rainha Elizabeth II, aos 96 anos, nesta quinta-feira (8), assume o trono inglês como rei o herdeiro, príncipe Charles, agora rei Charles III, que já esteve no Espírito Santo há 31 anos. Charles ainda era casado com a princesa Diana naquela ocasião. O príncipe queria naquela visita que o Reino Unido e o Brasil estivessem alinhados quando acontecesse a ECO-92, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente. Ele chegou à Vitória pilotando um avião Airbus, no dia 25 de abril de 1991.
Do Aeroporto de Vitória, Charles foi de carro até Aracruz, onde visitou a então Aracruz Celulose, que tinha naquela época capital inglês. Em Aracruz, o novo rei da Inglaterra plantou uma muda da árvore de pau-Brasil no Centro de Pesquisas Florestais da empresa de celulose. Charles quebrou o protocolo para visitar a casa da engenheira agrônoma Yara Ikemori, no bairro Coqueiral.
Charles chegou a Vitória pilotando um avião
Na visita do agora rei Charles III, do Reino Unido, o governador era Albuíno Azeredo, que havia tomado posse em 15 de março de 1991, apenas 41 dias antes da visita do então príncipe Charles. Ele acenou para os jornalistas tanto na chegada quanto na saída. Charles taxiou o avião até na frente do mirante que existia na sobre-loja do antigo aeroporto, permitindo que fosse visto na cabine de piloto no comando da aeronave. Em 1991, o presidente brasileiro era Fernando Collor.
O ano de 1991 foi rico em visitas ilustres no Espírito Santo. Naquele mesmo ano veio ao Estado o prêmio novel da Paz, o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, que pernoitou em Vitória e no dia seguinte foi até o Estádio Engenheiro Araripe, em Jardim América, Cariaicica, onde falou para uma multidão. Outro visitante ilustre foi o papa João Paulo II, atualmente santo da Igreja Católica.