fbpx
Início > O Verão já foi embora e desde a 0h06 desta quarta-feira (20) vigora o Outono

O Verão já foi embora e desde a 0h06 desta quarta-feira (20) vigora o Outono

O Verão já foi embora e desde a 0h06 desta quarta-feira (20) vigora o Outono | Imagem ilustrativa gerada pelo Grafitti News por aplicativo de inteligência artificial

O Verão já acabou e desde às 0h06 desta quarta-feira (20) o Espírito Santo e o Brasil já estão no Outono, a estação das frutas, considerada como sendo de transição por ficar entre a temporada mais quente e o inverno. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Outono vai prevalecer até 21 de junho, quando exatamente às 17h51 entra o Inverno.

Até quarta-feira ainda deve prevalecer a onda de calor, que afeta principalmente a Região Sudeste e, inclusive, o Espírito Santo, segundo o Climatempo. No entanto, essa mesma entidade de análise do temo, garante que já nesta quinta-feira (21), vai entrar nas Regiões Sul e Sudeste do Brasil uma frente fria, que deverá acabar com a atual onda de calor, forçando a uma diminuição das temperaturas.

No entanto, essa primeira frente fria do Outono tende avançar pela faixa do litoral brasileiro, proporcionamdp riscos de temporais, principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, além dos Estados do Sul e no Mato Grosso do Sul. No entanto, o Climatempo alerta que o fim do Verão não significa o fim do calor excessivo.

Incaper

Já a Cordenação de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (incaper) obsereva que na Região Sudeste do Brasil, por se tratar de uma estação de transição entre o verão e o inverno, o outono traz consigo características de ambas as estações, com mudanças aceleradas nas condições do tempo.

No estado do Espírito Santo, o período que compreende a estação começa chuvoso e termina seco. Há ainda uma diminuição das temperaturas devido à incursão de sistemas frontais acompanhados de massas de ar frio, que vão se tornando cada vez mais intensas, no decorrer da estação, ressalta o Incaper.

No Espírito Santo, a média acumulada de precipitação para o Outono fica entre 250 e 300 mm na Região Nordeste, 200 a 250 mm no extremo norte e no setor noroeste e entre 300 e 350 mm nas demais regiões capixabas, com máximos de até 450 mm nas vizinhanças de Alfredo Chaves. As temperaturas máximas médias ficam em torno dos 26 ºC na região Serrana e 31 ºC nas demais regiões. As temperaturas mínimas médias ficam em torno dos 16 ºC na Região Serrana e dos 21 ºC nas demais regiões.